domingo, 24 de fevereiro de 2013

Praseodímio (Pr)

                                                                                                                 
                                                                                                  Bolsista: Leonice Paraguai


         Olha turma do blog! Depois de um longo período de férias, estamos de volta, com algumas informações de outro “Elemento Químico”. Hoje vamos conhecer mais um elemento das terras raras o Praseodímio (Pr).
 O Praseodímio é um elemento metálico, sólido amarelo pálido, mas o seus sais são verde em soluções, pouco duro pertence aos lantanídios. É mais resistente a corrosão no ar do que o Európio, Lantânio, Cério ou o neodímio, porém desenvolve um oxido verde que reveste o metal quando exposto ao ar, expondo o metal ainda mais a oxidação. O Praseodímio é encontrado em minerais terras raras como a monazita e a bastnasita e pode ser recuperado pelo processo de troca de íons (Praseodímio, 2010).

As terras raras compreendem um grupo de 17 elementos da tabela periódica com propriedades químicas semelhantes. A expressão “terras raras” está relacionada a origem desses elementos na natureza como óxidos de aparência terrosa, e além disso,considerados raros. São elementos químicos que, conforme sua pureza tem aplicações em diversas tecnologias de pontas e são considerados “materiais de terceira onda”  porque têm inúmeras aplicações em vários segmentos da industriais, entre eles, metalurgia, catalisadores, vidros, energias nucleares, lâmpadas fluorescentes, refrigeradores e fibras óticas (Jornal da  ciência, 2010).
O Praseodímio é um dos elementos químicos raros e dificilmente de ser encontrado na natureza, pois já que ele se encontra em pequenas quantidades e em diferentes tipos de minerais. É um elemento perigoso em ambiente de trabalho, devido ao fato de que as umidades e os gases compostos desse elemento podem ser inalados pelo ar. Isso provoca embolias pulmonares, principalmente durante a exposição em longo prazo. O Praseodímio pode ser uma ameaça ao fígado quando se acumula no organismo humano.

O Praseodímio polui o meio ambiente em muitos lugares diferentes, principalmente por indústrias produtoras de petróleo. Também pode poluir o meio ambiente quando se joga equipamentos domésticos no lixo.
Com isso o praseodímio se acumula gradualmente no solo e nas águas e pode afetar diretamente os seres humano animais e as plantas. Já nos animais aquáticos, o praseodímio provoca danos nas membranas celulares o que trazem várias influencia negativas na reprodução e nas funções do sistema nervoso.

Bom pessoal! Encontro vocês na próxima semana com novas informações de outro “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos e lembre-se você sozinho não é capaz de mudar o mundo, mas se você fizer sua parte, estará contribuindo para um mundo melhor.



Referências:

http://www.tabela.oxigenio.com/lantanideos/elemento_quimico_praseodimio.htm

http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/12/TDE-2011-08-16T003726Z-               3588/Publico/MaxwellF_DISSERT.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário