terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Refinação do petróleo

                                                                      Bolsista:Ana Lucia Miranda                                                                

Olá leitores do blog quipibid!Terminada as férias voltamos com muitas matérias, é nesta em especial será abordado um importante processo industrial para toda civilização a refinação do petróleo. Sendo assim vamos então à matéria!

Antigamente na refinação do petróleo envolvia simples fracionamento dos compostos presentes no óleo cru. Para a fabricação de muitas substancias químicas comercializadas a indústria de petróleo fornece as matérias-primas mais baratas, o negro de fumo, amônia, glicol, passando pelo etanol, borrachas sintéticas e plásticas.

As indústrias de petróleo empregam muitos engenheiros químicos, pelo o fato de envolver inúmeras operações químicas e físicas. A química orgânica está presente em todas as etapas da refinação do petróleo. A produção mundial de petróleo são mais de 20 bilhões de barris por ano, os Estados Unidos é responsável por 16% desta produção.

             O petróleo cru constitui de diferentes substancias químicas que vai do metano ao asfalto, a maioria desses constituintes são hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) existem pequenas quantidades de nitrogênios, enxofre e oxigênio. Os hidrocarbonetos podem ser divididos em duas classes químicas: compostos de cadeias abertas ou cadeias fechadas.

A gasolina de aviação, de automóveis, os solventes do petróleo e o querosene para jatos são destilados leves. A gasolina é a primeira da lista dos mais importantes entre os produtos do petróleo.

È utilizado na remoção ou alteração das impurezas presentes nos produtos do petróleo um tratamento químico para obter um produto comercializável, onde acontece o melhoramento da coloração, cheiro, remoção dos compostos de enxofre, melhoramento da estabilidade ao ar e a luz. A remoção dos compostos de enxofre, melhoramento da estabilidade ao ar e a luz são os fatores que indicam qual tratamento será utilizado. O enxofre pode se reduzido pela hidrogenação que também é irá remover o nitrogênio e metais. Tratando com NaOH(hidróxido de sódio)como catalisador.

Com intuito de melhorar o cheiro, diversos processos são disponíveis para alteração do enxofre,como o tratamento doctor que era o método original utilizado par “adoçar” o óleo assim reduzindo o odor.O processo é o seguinte:agita-se o óleo com uma solução alcalina contendo plumbito de sódio e pequena quantidade de enxofre,os compostos de enxofre(S) usualmente encontrado nos óleos  são mercaptans,o cheiro desagradável dos líquidos e a corrosão  são eles os responsáveis.A presença do enxofre na gasolina na forma de dissulfetos que são menos nocivos,mesmo assim são indesejáveis.Além da  corrosão e a poluição do ar  provocada pelo enxofre presente na gasolina,ele também diminui a eficiência do chumbo nos agentes antidetonantes.

Devido esses e outros fatores os processos modernos visam remover os compostos que contenham o enxofre (S). O tratamento a hidrogênio reduz o enxofre nas frações pesadas e nos resíduos.

Então caros leitores viram como a QUIMICA  é importante e está presente em nossas vidas,com todas essas informações ficaram também evidente a importância dos engenheiros químicos nas refinarias de petróleos.fica a dica para quem vai fazer vestibular e não sabe ainda para que a química está ai tanto licenciaturas,engenharias ou  bacharel.

Até a próxima e boa leitura!!!

Referencia:

Shere,Randolph Norris.1885-1975

Indústrias de processos químicos/R.Norris Sherve,Joseph A.Brink Jr;traduçãp Horacio Macedo.-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1997.



Nenhum comentário:

Postar um comentário