quarta-feira, 13 de março de 2013

O LADO QUÍMICO DOS DETERGENTES


Bolsista: Gisléia Chaves

            Olá pessoal do Quipibid! Estamos de volta com nossa coluna de Química no dia a dia, e hoje iremos conhecer a química que existe por trás dos detergentes.
            Os detergentes estão presentes no nosso dia a dia e são amigos inseparáveis das cozinheiras, das louças e das panelas. Atualmente os detergentes de uso doméstico utilizam matéria-prima biodegradável em sua formulação. Mas o que é biodegradável?
            Um produto ou substância orgânica é considerado biodegradável quando pode ser decomposto pela ação de microrganismos. Normalmente a biodegradação é um processo aeróbio, ou seja, que necessita de quantidades razoáveis de oxigênio para se completar.      Quando uma substância orgânica é biodegradável, os microrganismos conseguem transformá-la em íons inorgânicos, como nitrato,nitrito,fosfato e sulfato, ou em moléculas simples como dióxido de carbono e água.Todos esses íons e moléculas são usados como nutrientes pelas plantas.
            Os detergentes biodegradáveis possuem cadeia normal ou linear como, por exemplo, o p-do-decilbenzenossulfonato de sódio, esquematizado abaixo.
                                                 

            Na maioria das vezes, os fabricantes se referem a essas substâncias no rótulo de seus produtos como “tensoativos”. Isso porque, de fato, os detergentes agem diminuindo a tensão superficial da água.

             Se você colocar um pouco de água e de óleo em um copo, verá que essas substâncias formam um sistema bifásico mantendo-se separadas uma da outra, mas, se você acrescentar umas gotas de detergente ao sistema, formará uma emulsão (mistura coloidal). Isso ocorre porque a molécula de detergente possui uma extremidade apolar que interage com o óleo e uma extremidade polar que interage com a água, misturando dessa forma duas substâncias que sozinhas não se misturam.
            É justamente assim que o detergente remove a gordura das louças e panelas.


Boa leitura e até a próxima!

REFERÊNCIAS:
Fonseca, Martha Reis Marques da
Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia/ Martha Reis Marques da Fonseca. – 1.ed. –
São Paulo : FTD, 2010.- ( Coleção química, meio ambiente, cidadania, tecnologia; v.3)

http://www.profjoaoneto.com/quimicao/aromaticos/aromaticos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário