quarta-feira, 20 de março de 2013

Carboidratos: o açúcar na bioquímica

                                                                                                    Bolsista:Leidiane R.Rosa
A sofisticação na qualidade de vida nos países industrializados proporciona mudanças nos hábitos alimentares, há uma grande variação nas dietas do ser humano contemporâneo, quanto ao consumo exagerado de carboidratos.
                                     
Os carboidratos ou hidratos de carbonos são compostos de função mista, poliálcool- aldeído ou poliálcool- cetona, que ao sofrer hidrolise, se transforma num composto desse tipo. Os carboidratos são fontes de energia aproveitável pelo organismo e indispensável para manter a vida, além de ser precursor metabólico de todos os compostos orgânicos e manter o metabolismo normal das gorduras, formam os glocoproteínas e glicolípideos componentes das membranas biológicas.
As plantas produzem os hidratos de carbonos por meio da fotossíntese, utilizando a clorofila para reter energia luminosa, combinam água e gás carbônico para produzir glicose (C6H12O6), conhecida como dextrose, glucose ou açúcar.

6 CO2 (g)  +  6 H2O (l)                              1 C6H12O6 (s)    +  6 O2 (g)
As fontes de carboidratos na alimentação são as massas, pães e os alimentos ricos em amido (arroz branco, milho, batatas) e em frutas, que são a melhor fonte de carboidratos simples.
Os carboidratos são classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos (açucares simples) consistem numa unidade cetônica, onde no carbono remanescente há um carbono carbonílico (C = O) e nos os outros carbonos possui uma hidroxila (OH).  Se o grupo carbonílico estiver na extremidade temos uma Aldose, se estiver no interior uma Cetose, os monossacarídeos mais simples são as Triases (aldotriases => gliceraldeído, cetotriase => di-hidróxicetona). A D- glucose é o monossacarídeo de onde muitos são derivados, é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero básico dos polissacarídeos como o amido e a celulose.
  Os dissacarídeos são dois monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação glicosídica. A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo com o carbono de outro monossacarídeo através das hidroxilas por hidrólise e com liberação de moléculas de água.
Os dissacarídeos mais comuns são a maltose (cerveja => glicose + glicose), a sacarose (açúcar de cana => glicose + frutose) e lactose (açúcar do leite => glicose e galactose).
A sacarose é o mais comum ‘açúcar de mesa’, o açúcar refinado é uma substancia nutricionalmente pobre e favorece a várias doenças metabólicas. A maltose é obtida a partir da hidrólise do amido, e componente importante na cerveja. A lactose é o principal glicídio do leite, sua fonte original. A intolerância a lactose é causada pela deficiência da enzima lactase, que é produzida em apreciável quantidade nos lactente e em menor pelos adultos.
Os polissacarídeos são carboidratos de longas cadeias lineares ou ramificadas de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. Os polissacarídeos possuem funções biológicas, como forma armazenadora de combustível e como elemento estruturais. Os principais polissacarídeos digeríveis ou utilizados no metabolismo são o amido, as dextrinas e o glicogênio.
O amido contém dois polímeros de glicose a amilose e amilopctina, é um polissacarídeos de reserva da célula vegetal. O glicogênio é um polissacarídeo de reserva da célula animal. A celulose é abundante na natureza, possui função estrutural vegetal como componente na parede celular. É um polissacarídeo que não pode ser digerida pelo ser humano e não é solúvel em água.

Referencias
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
BALBACH, A E BOARIM, Daniel.Prevenção e tratamento pela medicina natural. 1ª Ed. Itaquaquecetuba, São Paulo. Vida Plena, 2007
www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/carboidratos.htm

                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário