quarta-feira, 10 de abril de 2013

RESÍDUOS ORGÂNICOS E COMPOSTAGEM


Bolsista: Andressa Guimarães

Ola galerinha do Quipibid!!! Eu sou a Andressa Guimarães bolsista do Pibid e vou falar sobre as reciclagens feitas com lixos.
O lixo doméstico pode ser manejado pelo princípio dos 3 R’s, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Sendo:
·         Reduzir o desperdício.
·         Reutilizar, sempre que possível, antes de jogar fora.
·         Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).


Nos últimos anos tem-se verificado um aumento acentuado na produção de resíduos sólidos, devido a uma vida muito consumista. A maior parte desses resíduos é formada pela matéria orgânica. Como conseqüência desse fenômeno, o tratamento e destino final dos resíduos sólidos tornaram-se um processo de grande importância nas políticas sociais e ambientais dos países mais desenvolvidos. Em praticamente todas as cidades do Brasil, as pessoas aprenderam a jogar fora os restos orgânicos de casa (restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhas, grama, palhas, papéis molhados ou engordurados), sem a menor preocupação.
Mas de uma maneira geral, as pessoas são pouco orientadas e não têm muita noção de que o lixo orgânico de suas casas é de grande valor. Esses materiais são responsáveis pelo péssimo odor existente no lixo, produzido por um processo de fermentação anaeróbico, que em função do grande acúmulo de material orgânico e por falta de oxigênio, provoca essa decomposição química. Além disso, o resto de lixo orgânico contribui muito para a poluição do solo e para a contaminação de mananciais e do lençol freático.
O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para seu tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
Outra utilidade deste está na produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano, que através dos chamados biodigestores , o lixo é aproveitado para produção de gás natural. Nesses aparelhos, são colocados resíduos agrícolas, madeira, bagaço de cana-de-açúcar, dejetos animais, elementos que formam a chamada biomassa  e cuja fermentação produz o biogás , uma mistura gasosa formada principalmente por metano. O biogás é usado como combustível em caldeiras, veículos e outros, e o resíduo formado no biodigestor é utilizado como fertilizante agrícola. Esse é um bom exemplo de aproveitamento racional da biomassa, uma vez que, além de produzir energia, reduz os prejuízos que o lixo oferece ao meio ambiente.
Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.



 
Figura 2: fórmula do metano


 Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário