segunda-feira, 27 de maio de 2013

DE FRENTE COM A QUÍMICA

Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do quipibid! Na matéria de hoje, vamos analisar o envolvimento da química em um dos recursos tecnológicos mais utilizados dos últimos tempos. Eu estou me referindo a um aparelho eletrônico que está presente em quase todos os lares, cujo nome é televisão.
         

            A química está presente em diversas partes da televisão, porém, a parte que será abordada nesta matéria é sobre as cores da mesma.
            Vocês já observaram que antigamente as cores presentes nas televisões eram somente preto e branco?
 Pois é, com o grande avanço tecnológico e com a ajuda da química, tornou-se possível a fabricação de televisões coloridas e elas vieram para ficar, pois desde que chegaram ao mercado foram tomando o espaço das antigas televisões.
            Agora vamos conhecer os fatores que são responsáveis por todas aquelas cores que tanto nos prendem a atenção.

            Ao aproximarmos bastante da tela de uma televisão, é possível observar milhares de pequenos pontos coloridos. Esses pontos pequenos são ligados e desligados rapidamente, por isso a imagem contínua é formada deste pisca-pisca de cores. Os tons básicos que formam esse mesclado de cores são: vermelho, verde e azul. Essas cores são consideradas primárias, a união delas torna possível outras inúmeras tonalidades, que dão o colorido característico das imagens transmitidas pela televisão.
            E não para por aí, a imagem na TV é bastante iluminada, tanto que podemos ver mesmo estando no escuro, como no cinema. O aparelho televisivo também emite luz, a tela é um verdadeiro campo onde elétrons são arremessados o tempo todo, produzindo o efeito de fluorescência.
            A fluorescência é a propriedade que algumas substâncias têm de modificar o comprimento de onda da radiação luminosa que incide sobre elas, emitindo assim, radiação de coloração distinta de incidente. O fenômeno da fluorescência ocorre através da absorção de energia por um elétron, que passando do estado fundamental (S0) para o estado excitado (S1); este elétron ao retornar ao estado fundamental é acompanhado pela liberação de energia em excesso através da emissão de radiação.

Boa leitura e até a próxima!




Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário