sábado, 6 de julho de 2013

PERIGO NOS CELULARES

Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! A matéria de hoje apresenta informações muito importantes sobre um aparelho que está constantemente nas mãos de quase todas as pessoas. Este aparelho, embora seja pequeno, possui diversas utilidades e nós já não conseguimos ficar sem ele. Eu me refiro ao tão conhecido aparelho denominado celular e que está presente em nosso dia a dia.



            A química está presente em todas as partes dos celulares, porém, nós iremos falar especificamente sobre as baterias, que é uma peça fundamental para o bom funcionamento dos mesmos.
            Cada vez mais, os aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, como pilhas e baterias, se fazem mais presentes em nossas vidas. O avanço tecnológico trouxe um aumento nos riscos, pois junto com esses produtos magnetizados estão os metais pesados, que são: mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel, que fazem parte da composição de muitos aparelhos modernos.
            As baterias de celular são de níquel-cádmio (Ni-Cd). Vamos conhecer a composição química delas?
            Elas possui um eletrodo (cátodo) de Cd, que se transforma em Cd (OH)2, e outro (ânodo) de NiO(OH), que se transforma em Ni(OH)2. O eletrólito é uma mistura de KOH e Li(OH)2.
                Quando depositadas em lixões, as substâncias tóxicas das baterias de telefones celulares contaminam os lençóis de água subterrâneos, por isso as pessoas devem tomar o cuidado de não colocá-las no lixo comum.
            Em geral, os brasileiros trocam de celular a cada 18 meses e por esse motivo, o volume global de baterias recarregáveis vem crescendo 15% ao ano. O perigo aparece quando as baterias se estragam e não podem mais ser reutilizadas, sendo então desprezadas.
            As empresas de telefonia recomendam que o descarte seja feito nas próprias lojas de celulares, que funcionam como pontos de coleta de baterias, esses materiais é destinado ás empresas que promovem a reciclagem.
            Pois bem coleguinhas, depois de entendermos o perigo que existe nas baterias de celulares, gostaria que vocês procurassem um desses pontos de coletas aí na sua cidade para o descarte de suas baterias e aproveitem para passar essas informações para outras pessoas. Dessa forma, estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente e também da nossa saúde.

            Boa leitura e até a próxima!
            

REFERÊNCIAS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário