segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

                                                                             Bolsista: Walmira Gomes

        Olá galera do Pibid!
       Vocês sabiam que a primeira idéia de átomo nasceu por volta de 460 a.C. na Grécia? Ela resultou de especulações filosóficas feitas por Leucipo e Demócrito e não de estudos experimentais sobre o comportamento da matéria.
      Um dos principais alicerces do conhecimento científico é a idéia de que a matéria é formada por átomos. O conhecimento da estrutura dos átomos é a chave para o entendimento de muitos fenômenos que nos cercam. No entanto, hoje, ao estudar os átomos, encontramos uma séria limitação: os átomos são invisíveis. Em vista disso, os cientistas, baseados em dados experimentais, imaginam como um átomo deve ser. Um modelo atômico nada mais é do que a imagem mental elaborada para representar um átomo.
      Como um modelo atômico é construído a partir de dados experimentais e, com o passar dos tempos, em função do desenvolvimento científico e tecnológico, uma quantidade muito grande de novos fatos é descoberta, vários modelos atômicos foram elaborados.
       Modelo de Thomson                                 Modelo de Rutherford      
         
               

                                                                                                           
                                                                 Modelo atômico de Orbitais


            

       Sabemos que um modelo atômico só é útil enquanto explica adequadamente determinado fenômeno ou experimentos conhecidos anteriormente. Sabemos também que esse modelo pode ser descartado a favor de outro mais elaborado sempre que surgir um fato novo que justifique a troca.
      Vários cientistas propuseram suas teorias e respectivos modelos: John Dalton propôs a Teoria Atômica no ano de 1808, para explicar os resultados dos seus experimentos sobre como os elementos se combinam, foi o primeiro modelo da Química moderna. Joseph John Thomson é o descobridor do elétron e associou cargas elétricas ao átomo. Ernest Rutherford contribuiu para o entendimento da estrutura da matéria, a descoberta do núcleo. Goldstein descobriu os prótons em experimentos de Raio Anodo, segundo ele os átomos seriam eletricamente neutros.  O modelo proposto por Bohr era baseado no átomo hidrogênio, o qual apresentava níveis de energia para o elétron. James Chadwick foi o descobridor do nêutron, em 1932.
       O modelo orbital leva em consideração duas idéias sobre o comportamento da matéria; o caráter de onda eletromagnética que o elétron apresenta e a impossibilidade de se conhecer a posição e a velocidade de um elétron.
        No modelo da Nuvem Eletrônica a zona central do átomo é o núcleo, e é constituído por prótons (cargas positivas) e nêutrons (cargas neutras), e à volta do núcleo do átomo giram os elétrons (cargas negativas).
       O modelo atômico tido preferencialmente como o mais correto, com base nos conhecimentos que hoje temos, é o Modelo da Nuvem Eletrônica.

        Boa leitura e até a próxima!
  
Referências:
Reis, Martha. Coleção Química Meio Ambiente Cidadania Tecnologia. São Paulo: 2010, FND, 1º Edição.
Ensino Fundamental, 2º Volume, Curitiba-PR, 2011, Positivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário