segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Química no processo de envelhecimento

                                   Bolsista: Eliana Carvalho                                       

                                            

Olá amigos leitores da Química da Beleza! Após alguns dias sem leituras sobre esta matéria resolvi despertar a atenção de vocês com um assunto que todos têm curiosidades.  Saber por que envelhecemos?
São vários fatores que fazem com que nossa cútis envelheça: fator genético, sol, fumo, agressões do meio ambiente, fatores nutricionais, fatores mecânicos, a carência de estrogênio e os radicais livres. Sendo que neste texto estaremos aprofundando nossos conhecimentos sobre radicais livres.


O processo de formação de radicais livres é desenvolvido através de reações químicas que ocorrem dentro das células, sendo que estas reações são responsáveis pela manutenção da vida celular (respiração, produção de energia et), por si só levam a produção de substâncias perigosas que nos enferrujam por dentro ou nos oxidam, conhecidas como radicais livres. Os radicais livres são moléculas contendo oxigênio celular, isto é, partículas extremamente reagentes que se formam em grandes quantidades a cada respiração do homem. Onde 95% do oxigênio que entra nas células saem H2O e CO2 e 5% na forma de radicais livres.

 Caso esses radicais livres não sejam eliminados, podem levar à destruição de componentes vitais das células, podendo chegar ao seu núcleo e arranhar as cadeias de DNA.
 No entanto caro amigo do blog Quipibid as células contam com enzimas capazes de combater os radicais livres através de ligações químicas, neutralizando-os. O problema é que com o passar dos anos a quantidade dessas enzimas (antioxidantes naturais) tendem a diminuir, ficando o organismo mais vulnerável à ação dos radicais livres.

  Mas graças a Química e a natureza existem forma de combater o excesso de radicais livres. É através de antioxidante, eles controlam o excesso de radicais livres ajudando contra o envelhecimento e doenças.  Eles agem interrompendo a reação em cadeia dos radicais doando a eles um de seus próprios elétrons e mantendo- se estáveis.
 Então leitores! É bom ter hábitos de vida saudáveis, pois o ritmo de vida estressante, que não respeitam as necessidades básicas do próprio organismo (oxigênio, alimentos, água, higiene, sono, movimentação entre outros fatores) pode aumentar a produção de radicais livres.
 
Fontes bibliográficas
 http://corrosiva.com.br/textos-narrativos/minha-jovem-idosa/ Acesso dia 07/08/2013
http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/36929/comoenvelhecemos acesso dia 06/08/2013
 http://www.brasilmedicina.com.br/especial/der_t1s1.asp acesso dia 06/08/2013 
http://segundacomeca.com.br/introducao-ao-mundo-do-antioxidantes acesso dia 07/08/2013
http://segundacomeca.com.br/introducao-ao-mundo-doantioxidantes/   acesso dia 07/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário