terça-feira, 3 de setembro de 2013

Criminal Minds(Mentes Criminosas)

Bolsista: Mônika Cristina


                                    

Esta série relata o enredo policial americano relacionado a “Unidade de Análise Comportamental”, que é uma esquadra de elite do FBI. Quando não existem mais provas para investigar uma sequência de crimes, a equipe que analisa mentes criminosas é acionada, para investigar os crimes cometidos a fim de antecipar os próximos movimentos do assassino, e assim impedi-los que cometam novos delitos.
           
 Bem, podemos nos perguntar o que esta série tem em comum com a química?  Pois, ela também pode ser uma aliada no desenrolar de crimes, que é a “Química Forense”, e hoje vamos conhecer um pouco sobre essa área de investigação criminal.

            É denominada como “Química Forense” o ramo da química que estuda a investigação, a fim de atender os aspectos de interesse judiciário. Assim, entende-se por química forense as técnicas de analises químicas, bioquímicas e toxicológicas que são utilizadas para ajudar a compreender a complexidade dos crimes realizados.
                Exemplo, um disparo com arma de fogo, gases são expelidos também para região posterior da arma, o que deposita resíduos nas mãos do atirador, o fluxo gasoso traz em sua composição os gases oriundos da combustão (CO2 e SO2)Quando o fluxo gasoso emitido pela região traseira da arma atinge a superfície da mão do atirador, tais partículas sólidas aderem à superfície da pele.
 


A análise química de chumbo consiste a coleta prévia de amostra das mãos do suspeito, mediante aplicação de tiras de fita adesiva do tipo esparadrapo nas mesmas e subsequente imobilização dessas tiras em superfície de papel filtro. As referidas tiras, ao serem borrifadas com solução acidificada de rodizonato de sódio, se apresentarem um espalhamento de pontos de coloração avermelhada, indicam resultado positivo para o disparo. Tal exame é conhecido como resíduo gráfico, conforme figura a seguir.
                            
         
Fontes:
O. Marcelo Firmino. Química Forense: a utilização da química na pesquisa de vestígios de crime. Revista química Nova na Escola, N° 24, Novembro 2006, p. 17-19.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário