terça-feira, 3 de setembro de 2013

Xampu anticaspa


 Bolsista:Eliana Carvalho

Olá galerinha do Blog Quipibid! Hoje estaremos conhecendo um pouco sobre como as caspas surgem e como podemos controla-las. E para ajudar neste estudo temos a nossa queridíssima amiga Química da  Beleza..
  
 
 A caspa é uma inflamação crônica do couro cabeludo, que se manifesta em indivíduos geneticamente predispostos. Vários fatores contribuem para sua ocorrência: estimulação excessiva das glândulas sebáceas por hormônios androgênicos, excesso de gordura na alimentação e alguns produtos químicos. Uma das formas de controla-la é através de uso de xampus anticaspas tendo em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular entre os mais conhecidos encontram o  zinco e o cetoconazol. Além de outros já citado neste blog na coluna da Química da Beleza sobre a composição de xampu.

Cetoconazol pertence à classe dos imidazóis, possui ação sistêmica e tópica, podendo ser incorporado em diversas formas farmacêuticas. O principal efeito dos imidazóis sobre os fungos é a inibição da esterol 14-α- desmetilase prejudicando a síntese do ergosterol na membrana, inibindo o crescimento dos fungos.

 
Zinco  elemento químico de número atômico de número 30, de massa atômica número 65 e símbolo Zn. Um dos elementos mais comuns na crosta terrestre, ele é encontrado na atmosfera, solo, água e esta presente em todos os alimentos. Ele é um metal branco azulado. 





Eh amigos leitores! As caspas existem e mais uma vez a química colaborando na solução dos problemas de saúde e estética.




Referências bibliográficas
Zinco disponível em: http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/zinco/ acessado no dia 20/08/2013 
Cetoconazol  disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v43n2/16.pdf acessado no dia 20/08/2013 
Caspas disponível em:   http://www.correiodoestado.com.br/noticias/caspa-eu_4357/ acessado no dia 20/08/2013 
Mayer,M. Almanaque Cabelo, Pele, Unha a ciência no salão e beleza. 1. Apoio FAPEMIG Faculdade de Educação da UFMG, Ministério de ciência e Tecnologia. Belo Horizonte, 2009 p.4. em todos os alimentos. Ele é um metal branco azulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário