segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

Bolsista: Walmira Gomes

     Olá turma do Pibid!
       Nosso assunto será sobre os Compostos de Coordenação (ou Complexos), que é definido por átomo ou íon (cátion) metálico central rodeado por uma série de ligantes. Sua primeira foi teoria publicada em 1893, por Alfred Werner, onde forneceu as bases para toda a química de coordenação moderna. Para que se possa ter uma idéia da perspicácia do trabalho de Werner, vamos nos lembrar que o elétron, responsável por todas as ligações químicas, só foi descoberto e aceito com o constituinte universal da matéria em 1901.
       Portando à época de Werner, não existia qualquer conceito moderno de ligação química. Os resultados obtidos por ele foram repetidos e confirmados por muitos outros cientistas por inúmeras vezes. A partir daquele momento, este campo da química não parou mais de ser investigado e de evoluir.

       Nos primeiros trabalhos, tentava-se entender e buscar novos compostos, que se destacavam através de novas cores, geometrias, estados de oxidação do metal, número de coordenação do metal. Posteriormente, com o aprofundamento dos modelos teóricos necessários para explicar o comportamento destes compostos, começou-se a buscar e descobriu-se, por exemplo, compostos que apresentam propriedades magnéticas interessantes, atividade biológica, aplicações como medicamentos e como catalisadores.
     A cor vermelha do Rubi, a cor azul da safira e a cor verde da esmeralda são devidas à presença de cátions de metais de transição “rodeados” por átomos de oxigênio.





Rubi      Al2O3 com traços de Cr3+


                   



Safira      Al2O3 com traços de Fe2+ e Ti4+









  Esmeralda      AlSiO3 contendo Be com traços de Cr3+

     



          Assim, a cor é a somatória de algumas propriedades da configuração eletrônica dos respectivos metais, influenciada pelo ambiente (número, tipo e disposição geométrica) dos oxigênios sobre esta distribuição eletrônica. Isto é muito similar ao que acontece nos compostos de coordenação.
     Ainda dentro dos interesses em se estudar compostos de coordenação é interessante falar sobre um complexo sintetizado pela primeira vez a mais de cem anos.

                                                      Cis-Platina                                            
                                                                                                                                                                                         
   


 [PtCl2(NH3)2]   



        Um dos primeiros compostos de platina usado como remédio anti-cancer  (Platinol-AQ).

     Este complexo, como se descobriu depois, ajudava a combater determinados tipos de câncer. Na verdade, a forma ativa do complexo é o seu isômero cis. Este complexo é capaz de interagir em certas porções do DNA e impedir a reprodução das células.
     É possível, portanto, ter uma noção da amplitude deste campo da química e por conseqüência o interesse em seu estudo.

     Boa Leitura e até a próxima!

Referências:

Atkins, P. W.; Jones, L. “Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente”. 3ª ed. Bookman, Porto Alegre 2006. 914 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário