segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A ERA DOS PLÁSTICOS

Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá pessoal do Quipibid! Estamos de volta com nossa coluna de química no dia a dia. Hoje iremos abordar a composição química presente nos plásticos, afinal de contas, a nossa sociedade está vinculada a esses materiais, ou seja, estamos vivendo na era dos plásticos.
Atualmente, os plásticos estão constantemente presentes no nosso dia a dia, pois eles substituem com sucesso as mais diversas matérias- primas na fabricação de utensílios domésticos.

A composição química dos plásticos está baseada nos polímeros. Mas o que são os polímeros?
Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso de moléculas pequenas, os monômeros. O processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização.
Os polímeros podem ser naturais ou artificiais.
 Os polímeros naturais são: Celulose, amido, látex natural, caseína (proteína do leite), seda, fios de teia de aranha (proteína tipo betaqueratina).
Os polímeros artificiais são: Polietileno, politetrafluoretileno (teflon), náilon, borracha sintética, poliéster, acrílico. Os polímeros artificiais são denominados plásticos.
Os plásticos são materiais artificiais, normalmente de origem orgânica, que em algum estágio de sua fabricação adquiriram forma com a ajuda de calor e pressão e com o emprego de moldes. Devido à combinação de baixos custos de produção, versatilidade, ótima resistência e boa aparência, existe um crescente sucesso do uso de plásticos.
Os polímeros naturais e os plásticos podem ser classificados em termoplásticos ou termorrígidos.
Os termoplásticos são polímeros que podem ser fundidos por aquecimento e que se solidificam por resfriamento. Seu formato pode ser modificado.
Exemplos: celulose, poliamida, polietileno, polipropileno e etc.
Os termorrígidos são polímeros infusíveis e insolúveis, que adquirem, por aquecimento ou outro tratamento qualquer, estrutura tridimensional e rígida com ligações cruzadas. Seu formato não pode ser modificado.
Exemplos: silicone, borracha vulcanizada, caseína, baquelite e etc.


Por hoje é só, boa leitura e até a próxima!



REFERÊNCIAS:
PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3






Nenhum comentário:

Postar um comentário