segunda-feira, 30 de setembro de 2013

QUAL O ESTADO FÍSICO DO FOGO?

Bolsista: Gisléia Chaves
Oi amigos do Quipibid! Alguma vez vocês já tiveram curiosidade de saber se o fogo possui estado físico? Pois bem, a matéria de hoje nos traz informações interessantes sobre esse assunto.
                    

O fogo faz parte do nosso dia a dia e é utilizado de várias maneiras. Em sua forma mais comum pode resultar em incêndio, que tem o potencial de causar dano físico através da queima.

Um material precisa ter matéria para se classificar como sólido, líquido ou gasoso, considerando que se trata de uma forma de energia, esse não é o caso do fogo. Em virtude da proposta de que o fogo teria dois estados físicos: gasoso e plasma, surgiu então essa dúvida.
Diferente do estado gasoso, o plasma se caracteriza pela presença de íons superaquecidos que constituem o chamado gás ionizado. Cientistas o batizaram de quarto estado físico da matéria. Podemos encontrar matéria nesse estado na composição das estrelas e do cosmo.
Mas não se preocupem meus caros amigos, pois não é preciso ir até o espaço para ver de perto, em nossa própria casa podemos encontrar substâncias no estado físico de plasma. O material presente no interior das lâmpadas fluorescentes é um exemplo.
Sobre as propriedades físicas do fogo, trata-se de uma energia liberada pela reação de oxidação entre um combustível e um comburente, dando origem às reações de combustão. Nas chamas produzidas durante o processo, é possível perceber a presença da coloração azul e vermelha.
Foi por esse motivo que surgiu a suposição de que no fogo poderíamos encontrar matéria em dois estados físicos: a chama vermelha estaria no estado gasoso e a azul no estado de plasma. Mas como já vimos, o fogo é energia e não se encaixa nessa classificação.
A diferença na coloração implica na intensidade da chama, as chamas azuis são mais quentes, presenciamos esta propriedade no fogão da nossa cozinha, pois a chama produzida tem coloração azul.

Por hoje é só, boa leitura e até a próxima!


REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário