segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESCANSANDO COM A QUÍMICA

Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid!
Devido à correria do nosso cotidiano, sentimos necessidade de uma boa noite de sono ao final de cada dia. Pois bem, a matéria de hoje nos apresenta informações sobre a composição química do colchão e do lençol, afinal de contas, através deles somos abraçados pela química todas as noites.

            Uma boa noite de descanso está mais agregada com a química do que pode imaginar a maioria dos usuários de colchões e de lençóis. A química está presente em cada elemento de conforto do nosso quarto. Mas, hoje vamos conhecer a composição química somente de dois.

A composição química desses elementos está baseada nos polímeros. Mas o que são os polímeros?
Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso de moléculas pequenas, os monômeros. O processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização.
Os polímeros podem ser naturais ou artificiais.
 Os polímeros naturais são: celulose, amido, látex natural, caseína (proteína do leite), seda, fios de teia de aranha (proteína tipo betaqueratina).
Os polímeros artificiais são: polietileno, politetrafluoretileno (teflon), náilon, borracha sintética, poliéster, acrílico.
            O que garante a maciez do colchão é uma placa de espuma de poliuretano, revestida por um tecido de poliéster, tingido com corantes dispersos, como por exemplo, a nitroarilamina. O poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. Ele recebe este nome porque é formado por unidades de uretano, ou carbamato. Esta é sua fórmula estrutural.
 

            O lençol é fabricado a partir de uma reação de um monoetilenoglicol com dimetiltereftalato ou ácido tereftálico, matérias-primas do poliéster.O poliéster é um polímero que contém em sua cadeia principal o grupo funcional éster, que é obtido a partir da condensação de ácidos carboxílicos e glicóis: ácido + álcool = éster + água.
Esta é a fórmula estrutural de um poliéster:

           

            Mesmo se o lençol for 100% de algodão, suas fibras são tratadas com hidróxido de sódio para garantir sua resistência.


Por hoje é só, boa leitura e até a próxima!



REFERÊNCIAS:

PERUZZO, F. M., CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano.  4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
Disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/11/poliester.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário