segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

OS BENEFÍCIOS DA MANGA

Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid! Estamos vivenciando uma época do ano em que, na nossa região, existe uma fartura de várias espécies de mangas. Por esse motivo, a matéria de hoje traz informações importantes sobre a composição química presente nesta deliciosa fruta, bem como os seus benefícios.
           A manga é uma fruta que tem sua polpa grudada a um único caroço, sua cor varia do laranja, amarelo, rosa, vermelho e roxo. Após a floração, as mangas estarão prontas para o consumo somente depois de 4 a 5 meses.
            Você sabia que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo?
Pois é, isso se deve ao fato dela ser muito saborosa, doce e com polpa suculenta, em alguns casos, fibrosa. Ela é usada de diversas formas na alimentação, porém é mais consumida in natura.
            Agora que já conhecemos as características da manga, que tal conhecermos a sua composição química?


Em sua composição química podemos encontrar: açúcar, proteína e uma quantidade significativa de minerais, como potássio, ferro e magnésio, anti-oxidantes e vitaminas A,B,C.
            As proteínas são responsáveis pelo desenvolvimento da estrutura do organismo e são formadas pela união de a-aminoácidos. Além das frutas, as fontes de proteínas na alimentação são carnes, peixes, ovos, laticínios e leguminosas, como feijão, lentilha e soja. Ao consumir esses alimentos, estamos fornecendo ao organismo os a-aminoácidos necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos. As proteínas também formam as enzimas que catalisam as reações bioquímicas, constituem hormônios e estão envolvidas na função do sistema imunológico.
            As vitaminas são substâncias orgânicas biologicamente ativas e fundamentais para o desenvolvimento e a saúde do organismo. Elas atuam no organismo como ativadoras de catalisadores, ou seja, ativam a ação das enzimas.
            A manga é indicada para tratamentos de anemia, devido a grande quantidade de ferro que ela possui. Por ela ter altas concentrações de potássio e magnésio, é indicada para pessoas que sofrem de câimbras, stress e problemas cardíacos. É benéfica para as mulheres grávidas e no período da menstruação.
            Na Índia, a manga é considerada a fruta nacional e eles acreditam que ela é capaz de auxiliar no estancamento de hemorragias além de fortalecer o coração e trazer benefícios ao cérebro.
            Viram quantos benefícios tem a manga?
Pois bem, meus caros amigos, aproveitem a fartura de manga que está disponível para nós e se ainda não o tem, desenvolva o hábito de ingerir muita fruta, desta forma, terás uma saúde bem melhor.

Por hoje é só, boa leitura e até a próxima!
  

REFERÊNCIAS:

FONSECA, M. R. M. da. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia – 1.ed. – São Paulo : FTD, 2010.
Disponível em: http://terracotajardinagem.com.br/?p=1700 . Acessado em 24 de novembro de 2013 às 14h21min.






Nenhum comentário:

Postar um comentário