segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cúrio (Cm)

                                                                        Bolsista: Leonice Paraguai
Oi pessoal do blog! Na matéria de hoje vamos conhecer algumas características de outro Elemento Químico, Cúrio (Cm), uma matéria bem bacana para vocês.
Esse Elemento Químico é pouco comentado, mas quando escutamos esse nome Cúrio, nos lembramos de alguém, isso mesmo, Marie Curie. O nome é em homenagem ao casal Pierre e Marie Curie.
No ano de 1940, os cientistas Edwin M. McMillan (1907-1991) e Philip H. Abelson conseguem provar que os produtos radioativos de suas experiências sobre a fissão do urânio havia criado um novo elemento, dando inicio à série dos transurânicos.
Assim sugiram, além do cúrio,  o plutônio, o amerício, o netúnio , o berquélio, o califórnio, o férmio, o mendelévio, o nobélio e o laurêncio. Dando inicio em quantidades infinitesimais, todos esses elementos são radioativos, com decaimento geralmente muito rápido. Isso tornou a caracterização físico-química difícil, exigindo o desenvolvimento de técnicas extremamente sofisticadas de análise químicas.
O cúrio é tóxico e radioativo, deve ser manuseado com cuidado. Aglomerando no tecido ósseo, destruindo a medula e impedindo a formação de glóbulos vermelhos.

Alguns metais, ou seus sais, se ligam de forma estável a proteínas e tecidos biológicos, causando um aumento bioacumulativo e uma inibição da excreção. Podemos citar alguns metais bioacumuladores: como chumbo e rádio que se acumulam no tecido ósseo e o cádmio e mercúrio que se acumulam nos rins.
No ano de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU), designou o ano Internacional da Química, a fim de conscientizar o público sobre as contribuições dessa ciência para o bem-estar da humanidade. Foi uma coincidência com o centenário do recebimento do Premio Nobel de Química por Marie Curie.

                              Figura 1. Foto de Marie Curie.

O premio recebido pela pesquisadora teve como finalidade homenageá-la pela descoberta dos elementos químicos, Polônio (Po) e Rádio (Ra).  Na verdade, o seu segundo premio Nobel recebido, sendo o primeiro em Física, no ano de 1903, pelas descobertas no campo de radioatividade. Sendo assim, a primeira pessoa há receber dois prêmios Nobel.

 Por hoje é só pessoal! Até o próximo Elemento Químico.

Referências:
TOLENTINO, Mario. Alguns Aspectos Históricos da Classificação Periódica dos Elementos Químicos. Química Nova, v.20, p. 103-117, 1997.
PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira. O Inacreditável emprego de Produtos Químicos Perigosos no passado. Química Nova, v. 29, n. 5 p. 1138-1149, 2006.
Disponível em: www.ifgoiano.edu.br/ipora. Acesso:04 de novembro de 2013, as 14h e 25 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário