quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Proteínas

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Depois da água, é o principal constituinte estrutural das células do corpo.
As proteínas é um componente essencial por ser responsável pelo desenvolvimento da estrutura do organismo. Proteína deriva do grego, ‘proteios’ que significa ‘em primeiro lugar’; pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas (união do grupo amina (NH2) de um aminoácido com um grupo carboxila (COOH) de outro, através da formação de uma amida).
     
As proteínas são macronutrientes compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio entre outros, que fornecem os aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz; formam as enzimas que atuam na catalisação das diferentes reações bioquímicas, constituem hormônios e estão envolvidos nas funções do sistema imunológico. Sendo assim os processos envolvendo crescimento, a manutenção, a defesa e a reparação do organismo requerem proteínas para transcorrerem normalmente, devidos os múltiplos e importantes papeis exercidos pela proteína é indispensável que a dieta a forneça em qualidade e quantidades adequadas.
As fontes de proteínas na alimentação são carnes, peixes, ovos, laticínios (leite, queijo, iogurte) e leguminosas (feijão, lentilha e soja), consumindo alimentos ricos em proteínas estamos fornecendo ao organismo os α- aminoácidos necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos.
As proteínas são hidrolisadas no estômago pelo ácido clorídrico, e os aminoácidos obtidos são utilizados para construir tecidos e músculos. Na forma de lipoproteínas participam do transporte de triglicerídeos, colesterol, fosfolipídios e vitaminas lipossolúveis. Devido a sua estrutura única, as proteínas podem combinado com ácido e com bases, mantendo o equilíbrio acido-básico no sangue e nos tecidos. Como fonte de energia, assemelha se aos carboidratos (fornece 5,2 kcal/g), porém o custo para o organismo na quantidade de energia necessária para o metabolismo (queima de proteínas) é maior.
Os α- aminoácidos -- Os α- aminoácidos são monômeros que dão origem às proteínas, polímeros naturais.
Ø  α indica que o grupo amina (NH2) se encontra no 2º carbono a partir do grupo carboxila (COOH).
Ø  Aminoácidos são compostos orgânicos de função mista (amina e ácido carboxílico).
O nome oficial (IUPAC) do animoácido seque:
ácido (opcional) + localização do grupo amina + amino + nome do ácido
Todas as proteínas, independente de sua função ou espécie de origem são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências especificas.
Até a próxima postagem.
 Aproveitem!!!
Referencias
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
BALBACH, A E BOARIM, Daniel.Prevenção e tratamento pela medicina natural. 1ª Ed. Itaquaquecetuba, São Paulo. Vida Plena, 2007





2 comentários:

  1. Ah as proteínas! são as mais fascinantes macromoléculas presentes no ser vivo. Sem elas a vida não existiria. São mediadoras e responsáveis por todos os processos vitais, e se fazem presentes na constituição de praticamente todos os tecidos e substâncias produzidas pelas células. Resultado final da expressão gênica, podemos concluir que até mesmo a fascinante molécula da vida: O DNA, tem como função primordial formar os verdadeiros trabalhadores do organismo. Realmente as proteínas são fascinantes! Parabéns pela postagem e pelo blog. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Faço parte como bolsista ID do PIBID UNEB - Ciências Biológicas, subprojeto - Ensino e Pesquisa: uma articulação possível. Divulgarei o Blog no grupo do subprojeto pois o trabalho interdisciplinar é de suma importância para o ensino, e a troca de informações é uma forma de construir ideias promissoras. Divulgo aqui também o blog do nosso subprojeto para vossa apreciação: http://pibidunebbiologiacampusii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir