quarta-feira, 21 de maio de 2014

DOSAGEM DE GLICOSE–diabetes

Bolsistas: Jane Souza Silva e Luzia Morais dos Santos


Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre a glicose, um carboidrato, conhecido popularmente como açúcar. Ele é extraído dos alimentos que consumimos e uma das principais substâncias necessárias ao nosso corpo. O açúcar é transportado pelo sangue e distribuído a todos os órgãos e células do corpo, onde étransformado em energia. Mas para que essa energia? Precisamos de energia para VIVER, tomar nossas decisões, amar, comer, andar, trabalhar...
A glicose é classificadacomo monossacarídeo, pois não sofre hidrólise. Os carboidratos com terminaçãooses são classificados como aldose ou como cetoses; no caso da glicose, ela é uma aldose, pois, conforme mostra a sua estrutura química abaixo, além dos grupos poliálcoois, ela possui um grupo aldeído em sua fórmula.
                                              
 Figura 1 – estrutura da glicose

Para que esse açúcar presente no sangue chegue às células é necessário um “transportador”, chamado de insulina, uma substância produzida pelo nosso organismo com a finalidade de colocar a glicose dentro da nossa célula,conforme se observa na figura 2, para que seja produzida energia necessária para nossa vida.
Figura 2 – transporte da glicose para as nossas células disponível em http://news.slnutrition.com/2012/07/a-influencia-dos-hormonios-no-ganho-de-massa-muscular/

Mas então vocês me perguntam, mas e a diabetes, oque é? É uma doença que ocorre quando nosso organismo produz pouca ou nenhuma insulina, onde a glicose não será “transportada” e não chegaráàs células, e, como não haverá o “transporte, as células morrem por falta de açúcar e o nosso sangue vira um melado cheio de glicose e todo o corpo adoece.
O órgão responsável pela produção de insulina é o pâncreas, e quanto mais açúcar se consome, mais o pâncreas tem que trabalhar. Maspor que será que ele párade funcionar? Pelo simples fato do cansaço, acredita? As pessoas não fazem exercício para ajudar a consumir a glicose e o organismo tem a esperança que as pessoas não engordem, pois se engordarem, a produção de insulina tem que ser maior e ele não consegue produzir mais.
As principais causas da diabete são: engordar, não praticar exercícios físicos e se alimentar de forma inadequada. Depois de tudo que falamos vem a pergunta: e tem como prevenir essa doença? Claro!!!!
        
   Figura 3 – maneiras de se prevenir o diabete disponível em
http://pmspa.rj.gov.br/detalhenoticia.aspx?id=2050ae90-e1f9-4385-bc17-9e025355587e&title=Dia+Mundial+do+Diabetes+sera+marcado+com+acoes+em+Sao+Pedro+da+Aldeia


Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...

Referências

GROSS, J. L., SILVEIRO, S. P., CAMARGO, J. L., REICHELT, A. J. AZEVEDO, M. J. de. ,DiabetesMelito: Diagnóstico, Classificaçãoe Avaliação do Controle Glicêmico.Revista Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, vol. 46, nº 01, 2002, p. 16-46.

Nelson, D. L. Princípios de bioquímica;. –5. Ed. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário