domingo, 18 de maio de 2014

Entrevista com o professor Alessandro Barbosa

Bolsista: Wanderley Almeida

O professor Alessandro Barbosa, diplomado na 1° turma de formandos do curso de Licenciatura Plena em Química IFG-Campus Uruaçu, professor do ensino médio do CEAN (Colégio Estadual Alfredo Nascer). Atuando ainda como professor supervisor do PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação á docência), também no CEAN.


Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores nas relações de ensino aprendizagem no ensino médio?

- Tem-se observado que uma das principais dificuldades enfrentadas tem sido a falta de interesse dos alunos. Isso faz com que os professores fiquem de certo modo desanimados, já que é muito complicado buscar a atenção de quem se mostra indiferente às metodologias desenvolvidas em aula.

O que a escola tem feito ou proposto para mudar está realidade?

- O grupo gestor, na figura dos coordenadores, tem se mostrado solícitos às dificuldades enfrentadas pelos professores. Eles têm promovido momentos de diálogo para esclarecer a importância de se estudar. Isso é desenvolvido dentro do projeto Jovem de Futuro, do qual o colégio é adepto.

Em relação a disciplina de QUÍMICA especificamente. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos de maneira geral?


- Os alunos veem a disciplina de Química, como algo separado de seu dia-a-dia e, não reconhecem a importância dessa disciplina para a vida humana, apesar de buscarem-se metodologias que mostrem justamente o contrário.

Qual  a maior dificuldade que você enfrenta em sala de aula?
- A principal dificuldade é fazer com que os alunos se interessem pela disciplina.

Numa analise geral. Quais são os pontos positivos em relação ao desenvolvimento dos alunos?

- Quando estes, em raros momentos, se mostram interessados eles me surpreendem com a facilidade que aprendem o conteúdo, mas como já citado isso é muito raro.

Existe algum programa/projeto voltado á incentivar e auxiliar os formandos (3° ano), na preparação para o ENEM e o vestibular?

- Em nível estadual, tem-se o programa GoiásVest, do qual o colégio também é adepto.


Wanderley Almeida Pinheiro, 3º período do curso Licenciatura Plena em Química,

IFG-Campus Uruaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário