segunda-feira, 26 de maio de 2014

O anime

Bolsista: Ricardo Paraguai
Olá leitores do blog QuiPibid!
Hoje estou aqui para trazer-lhes uma matéria que junta o útil ao agradável.
Quem nunca viu uma cena de um filme, anime ou série que em algum momento algo sobre a área da química foi utilizado? Bem, isso é mais constante do que você pode imaginar, diversas vezes isso acontece, e hoje falaremos de um tema que eu particularmente gosto muito que é a “Alquimia”, constantemente mencionada no anime “FullmetalAlchemistBrotherhood”.
A história começa em uma cidade do interior chamada Rizenbool, onde vivem os irmãos, Edward Elric e Alphonse Elric. Ambos tentam reviver a sua mãe morta usando uma técnica proibida que ele acharam em um dos livros que o pai deles havia deixado na casa. Os dois irmãos, então quebram o tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto, os irmãos conseguem apenas trazer o corpo de sua mãe sem a alma, por isso, são levados até a Porta da Alquimia, onde o preço do corpo da mãe é cobrado.


Bem, como dito na sinopse acima, o anime trata da alquimia, e a alquimia é o principio da química onde os conceitos sobre ela (química) começaram a serem formados e moldados.
A alquimia é uma prática ancestral antiga exercida na era medieval. Ela une em seu amplo espectro cognitivo, noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia (é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como ferro, o ouro, a prata e o bronze), a medicina, misticismo (é a busca da comunhão com uma verdade espiritual que é realizada por meio de experiências diretas ou intuitivas) e religião. A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar a pedra filosofal, mítica substância capaz de transformar tudo em ouro, mais ainda, de proporcionar a quem a encontrar, a vida eterna e a cura de todos os males.
Os alquimistas eram muito perseguidos no seu tempo, tempo esse que a igreja comandava o que era o “certo”.Desafiá-la significavamuitas vezes a morte ou punição severa. Por esse motivo, os alquimistas usavam muitas simbologias, para se manterem em segredo. Também tinham seus laboratórios secretos e se encontravam para dividir suas descobertas e aprimorar seus estudos.Fato esse que acabou por culminar perda de muito material científico que comprovassem suas experiências, ora por pragas como a peste negra ora por incêndios provenientes de perseguições.
Na história de “FullmetalAlchemistBrotherhood” os irmãos Elric buscam a pedra filosofal para terem de volta os seus corpos, pois eles os tinham perdido quando tentaram transmutar sua mãe. Porém, descobrem que os métodos para consegui-la é contrário a tudo aquilo que eles defendiam,pois,seriam necessárias vidas humanas para conseguir confeccioná-la.
A cura automática de todos os males, a vida eterna, a juventude ilimitada, a transmutação de todo e qualquer metal em ouro ainda são apenas opções viáveis no mundo da animação ou do mundo cinematográfico. Vamos explorar esse mundo em busca de mais e mais indicações químicas, que passam despercebidas a muitas pessoas, mas para você torna-se fácil!
Espero que tenham gostado e que eu tenha prendido a atenção de vocês a algo que acho interessantíssimo. Muito obrigado por terem estado comigo até o fim desse texto, nos vemos na próxima, pessoal!

Para saber mais:
CHASSOT, A. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola, nº 01, maio, 2005.
FARIAS, R. F. História da Alquimia. 2ª ed. Campinas: Átomo, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário