segunda-feira, 26 de maio de 2014

Paracetamol

Bolsistas: Jeisa Tainara Schaefer Salgado&

Tatiane dos Santos Ferreira



No dia a dia dos brasileiros, o paracetamol é muito usado para aliviar dores em geral. As primeiras utilizações deste medicamento datam do século passado, mais precisamente em 1956, na Inglaterra. Essa droga surgiu a partir de resultados de pesquisas destinadas a substitutos para acetanilida. A partir desta data seu uso foi se disseminando pelo restante do mundo.
            É um analgésico que possui em sua composição química basicamente:
                                     




                                               Figura 1: Molécula do parecetamol
                                                          Fonte: Brasil escola

          
  Observando sua fórmula estrutural (Figura 2) pode-se perceber que esse composto é classificado como uma Amida. A função orgânica das amidas é caracterizada por compostos formados através da substituição de átomos de hidrogênio da molécula de amônia (NH3), por radicais acila.Assim como, pela ligação direta do nitrogênio com um grupo carbonila (C=O). Por isso a nomenclatura N-(4-hidroxifenil) etanamida.



Figura 2: Fórmula estrutural do paracetamol na forma de traços
Fonte: Cria saúde

Fórmula molecular: C8H9NO2.

            O paracetamol não tem atividade anti-inflamatória, mas ainda assim é provavelmente o antipirético analgésico de segunda escolha, perdendo somente para o ácido acetilsalicílico,sobretudo para pacientes alérgicos,ou que sofram de úlceras pépticas.
Esse fármaco se apresenta como um pó branco, inodoro e ligeiramente hidrossolúvel. Suas atividades analgésicas e antipiréticas são similares às da acetanilida efenacetina, da qual é metabólito. Ele pode ser encontrado em forma de comprimidos, efervescentes ou não.
                                                    
                                   
                                                    Figura 3: Comprimido do parecetamol
Fonte: Brasil escola


REFERÊNCIAS

GRUFFAT, Xavier. Farmacêutico. Paracetamol. Cria saúde. São Paulo. Disponível em <http://www.criasaude.com.br/N4575/medicamentos/paracetamol.html> acesso em 24 de maio de 2012.

ALVES, Líria. Paracetamol: aspectos químicos. Brasil escola. Disponívelem<http://www.brasilescola.com/quimica/paracetamol-aspectos-quimicos.htm> acesso em 24 de maio de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário