quarta-feira, 7 de maio de 2014

QUITOSANA - Alimentos funcionais

Bolsistas: Jane Souza Silva e Luzia Morais dos Santos

Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre a quitosana, um carboidrato extraído da quitina com inúmeras aplicações, uma delas é ter o poder de um alimento funcional. Os alimentos funcionais, além de saciar a fome, têm substâncias com funções bioquímicas benéficas à nossa saúde.
Figura 1 – fórmula estrutural da quitosana disponível em
http://www.ortofarma.com.br/site/Arquivos/6201/6201.pdf


Os monossacarídeos podem se combinar e formar macromoléculas, com longas cadeias de frutose, glicose ou galactose. A formação dessas moléculas com cadeias de açúcares são os chamados polissacarídeos, grupo ao qual a quitosana pertence. Nas moléculas de açúcar existem hidroxilas (OH) ligadas aos carbonos, já na quitosana existem grupos aminos ligados ao carbono 2, como mostrado na figura 1. As moléculas com grupo amino formam compostos orgânicos derivados do amoníaco (NH3) e quando esse grupo se liga na molécula de celulose temos a quitosana, um carboidrato.
         A quitosana é extraída da quitina pelo processo de desacetilação da quitina, oriunda da carapaça de crustáceo cru, conforme esquema apresentado na figura 2:

Figura 2 – processo de desacetilação para obtenção da quitosanadisponível ehttp://www.polymar.com.br/pagina.php?diretorio=ped/&menu=0&cod_secao=30&arquivo=quitina.php

A inclusão da Quitosana como alimento funcional se dá pelos vários benefícios que ela traz para a saúde, reduzindo o colesterol LDL, eliminando parte das gorduras ingeridas pelo indivíduo e assim, reduzindo a chance de desenvolver obesidade. A figura 3 mostra como a gordura é capturada no nosso intestino, veja:
Figura 3 – Processo de captura de gorduras no intestino disponível em
http://www.unifra.br/eventos/jis2010/Trabalhos/334.pdf


A quitosana é um produto renovável, de baixo custo e biodegradável, por isso tem uma grande importância econômica e ambiental. Como a quitina é extraída das carapaças dos crustáceos, esses rejeitos são abundantes, poisa indústria pesqueira descarta esse produto, e considerado poluente. A utilização desse produto pode então reduzir o impacto ambiental.
        
Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...


Referências

KURTZ, M. C.et al.,Quitosana na redução de colesterol e perda de peso: uma revisão da literatura. 3ª Jornada Interdisciplinar em Saúde. Santa Maria. Junho de 2010.
DAMIAN, C.et al., Quitosana: um amino polissacarídeo com características funcionais. Alimentos e Nutrição. Araraquara v. 16, n. 2, p. 195-205, abr./jun. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário