quarta-feira, 7 de maio de 2014

AVOGADRO E A TEORIA ATÔMICO-MOLECULAR

Bolsista: Walmira Gomes

Olá pessoal do Quipibid, estamos de volta com as nossas colunas, atualizadas e com novidades!
Vamos falar sobre as contribuições de Avogadro para a Teoria atômico-molecular e para a evolução da química.
Amedeo di Quarema Avogadro nasceu em 1776 em Turim-Itália, ondese formou em Direito aos 20 anos.Mas despertou interesse pela física, química e matemática desde cedo.Em 1809 foi nomeado professor de física do Colégio Vercelli, e em 1820, foi-lhe concedida à cátedra de Física-Matemática na Universidade de Turim.
Imagem de Avogadro
            

                     Avogadro foi o primeiro a concluir que elementos gasosos poderiam existir como moléculas compostas por mais de um átomo, e em 1811 publicou um artigo onde fazia a distinção entre moléculas e átomos. Formulou a hipótese que iguais volumes de todos os gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas. Nesse caso, 2 moléculas de hidrogênio (H) reagirão com 1 molécula de oxigênio (O), dando 2 moléculas de água.Conclui-se então que, tantoa molécula de hidrogênio, quanto a de oxigênio, consistia em dois átomos, solucionando a teoria atômica, que estava incompleta a partir das experiências de Gay-Lussac.Com isso,obteve a composição correta da água, H2O, e de várias outras substâncias, permitindo o cálculo dos pesos atômicos.
         Sua hipótese foi recusada e só aceita quase cinquenta anos depois, quando o químico italiano,StanislaoCanizzarro estabeleceu a Teoria atômico-molecular, apresentando-a na conferência internacional sobre pesos atômicos, realizada em Karlsruhe em 1860.Suas ideias permitiam não só a determinação das massas atômicas das moléculas, mas também dos seus átomos constituintes, o que fornecia uma base racional para a determinação de pesos atômicos relativos.
Uma grande importância da Lei de Avogadro foi estabelecer a constante conhecida como número de Avogadro, que teve seu valor estabelecido em 1865. O Número de Avogadro é o número de moléculas contidas em um mol de qualquer substância química. Seu valor é 6,02214X1023, átomos, quando se tratar de átomos ou moléculas, quando se tratar de moléculas. Hoje, o termo “número de Avogadro” não é mais usado, e sim “constante de Avogadro”, pois o mol é agora reconhecido como sendo a constante universal de medida de quantidade de substância, (assim como o metro é a unidade de medida para comprimento).
A constante de Avogadro, portanto não é apenas um número, que não se sabe de onde surgiu, ela pode ser determinada através de cálculos químicos. Num experimento simples, sobre eletrólise da água, utilizando solução de NaOH (Hidróxido de sódio), é possível realizar o cálculo da constante de Avogadro, com facilidade, e ainda, trabalhar com outros conceitos.

CURIOSIDADES


Você já imaginou quanto realmente vale um mol? 6,02252X1023 é um número extremamente grande.
Se, ao nascer, você ganhasse 1 mol de real em dinheiro para gastar a cada segundo de vida,  sabe em quanto tempo esse dinheiro acabaria?
Seriam necessários 190.892.947.742.262.810 anos, 275 dias, 22 horas, 13 min, 19 seg, 59 milionésimos e certamente sua descendência não reclamaria da falta de dinheiro.
Boa leitura e até a próxima!

REFERÊNCIAS:
ARAGÂO, M. J. História da Química. Rio de Janeiro: Interciência. 2008. Pag. 203.
SILVA, R.R. da; ROCHA-FILHO,R. C. Mol: uma nova terminologia.Química Nova na Escola, maio 1995.
MÓL, G. S; FERREIRA, G. A. L; SILVA, R. R.da; LARANJA, H. F. A Constante de Avogadro. Química Nova na Escola, maio 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário