sexta-feira, 6 de junho de 2014

PROTEÍNAS - Sua importância no rendimento do Atleta

Bolsista: Jane Souza Silva
Olá seguidores do Quipibid!Com a chegada da copa, resolvi falar para vocês um pouco sobre as proteínas e como ela influência no rendimento do atleta... Vocês já devem ter visto que ela está presente em vários alimentos, alguns exemplificados na a figura 1.
Figura 1- Alimentos que possuem maior concentração de proteínas. Fonte:http://www.fazerdietadaproteina.com.br/alimentos-ricos-em-proteina/

Mas o que são as proteínas?
Proteínas são macromoléculas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Cada proteína tem característica própria e pode conter milhares de aminoácidos. Conforme pode se visualizar na figura 2, há a junção de duas ou mais aminoácidos formando uma proteína e uma molécula de água.

Figura 2: mecanismo de formação das proteínas, através da junção de aminoácidos. Fonte:  http://www.explicatorium.com/quimica/Proteinas.php
        
Conhecemos até então a estrutura química das proteínas, mas como elas podem auxiliar o atleta? Elas têm a função de fornecer energia a partir do momento em que os carboidratos e os lipídios forem insuficientes para satisfazer as necessidades energéticas, temos como exemplo: quando uma pessoa faz exercícios prolongados por mais de uma hora, as proteínas são responsáveis por 5 à 10% da energia necessária.
Os futebolistas devem fazer 6 refeições diárias para manter o equilíbrio energético, muscular e hormonal do seu organismo. Nestas, as proteínas possuem o papel de reparar e manter a massa magra do jogador. Ela é capaz de melhorar o peso, a forma e a potência do jogador!

Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...


Referências

FONSECA, Krukemberghe.Graduado em Biologia.Proteínas. Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/proteinas.htm, acessado em maio de 2014.

 

LEMON P.W.R. Influência da Proteína Alimentar e do Total de Energia Ingerida no Aumento da Força Muscular. Sports Science Exchange. Gatorade Sports Science Institute , v. 2, n. 14, mar/abr. 1997. Disponível em: http://www.gssi.com.br/. Acesso em maio de 2014.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário