quarta-feira, 2 de julho de 2014

Nanotecnologia uma revolução química

Bolsista: FERNANDO SILVEIRA DE JESUS




A nanotecnologia é uma forma de se referir a uma forma de estudar a manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular. Esta tecnologia tem uma harmonia com ciência, tendo como estudo principal as propriedades especiais dos materiais nanométricos, possibilitando assim a criação de novos materiais a partir da reorganização dos átomos e moléculas.
O nome foi citado pela primeira vez em 1959 pelo físico Richard Feynman e definido pela Universidade Cientifica de Tóquio, no ano de 1974, mas só começou a ser testada em laboratório no ano de 2000.
Essa nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas e tem com objetivo a otimização o efeito dos remédios, agindo diretamente somente onde são necessários dentro do corpo, diminuindo assim a toxidade das drogas e os efeitos colaterais. Abrindo uma possibilidade de combater o câncer agindo somente sobre as células atacadas.


Sendo que a maioria das possibilidades ainda esteja na forma de ficção devido às dificuldades em tornar real alguns procedimentos devido a dificuldade de manipulação, ainda sim é um campo de interesse de muitos, pois todos os dias surgem varias pesquisas relacionadas a área que  provavelmente trará muitas inovações no futuro.
Mas na realidade existem provas de que esta tecnologia tem um futuro no dia a dia, uma prova disso são os microprocessadores que estão cada vez menores, isso porque a escala usada para fabricar as partes internas estão sendo reduzidas cada vez mais e ainda sim ampliando a capacidade de processamento, e reduzindo consumo de eletricidade .
Esses avanços já estão presentes em tecidos com características especiais, válvula cardíaca, vidro autolimpante, entre outros. Tendo assim uma vasta área onde tem a capacidade de abranger.
No Brasil a nanotecnologia está apenas no começo, mas já se tem alguns resultados muitos importantes, como por exemplo, os cientistas da Embrapa que conseguiram  desenvolver uma língua eletrônica que com o auxilio de um programa de computador é capaz de identificar o sabor.
Isso pode causar alguns impactos com aspectos sociais e ambientais, gerando assim um debate que pode interferir no futuro da nanotecnologia. Nestas discursões entram algumas questões relacionadas com a toxidade e o impacto que pode causar no meio ambiente, isso pode causar um pequena  lentidão no seu desenvolvimento, mas apesar das dificuldades enfrentadas essa tecnologia vai ter um bom avanço devido as necessidades que vão ser encontradas na população de hoje.

Referências:

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/03/saiba-o-que-e-nanotecnologia-e-como-ela-pode-mudar-o-futuro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário