quarta-feira, 2 de julho de 2014

Produção de Vanilina

Bolsistas: GLAUCIA LIMA DE OLIVEIRA e
 GESSICA KAROLINE DE SOUZA REIS


Olá pessoal nesta semana iremos falar sobre a produção de vanilina, suas propriedades e aplicações. Este composto é conhecido comercialmente como aroma de baunilha e trata-se de um aditivo alimentar.

A produção natural da vanilina ocorre através da colheita e maturação de vargens da orquídea, e encontrada de maneira natural como a gluco-vanilina, depois do processo de maturação a gluco-vanilina e hidrolisada enzimáticamente em glucose e vanilina é o que mostra a figura a seguir.

                                                           Figura 1- esquema ilustrativo da hidrolise enzimática de
                                                                           gluco-vanilina em glucose e vanilina


A produção de vanilina sintética não é muito diferente em relação a natural, mas a diferença em relação ao cheiro e flavor, isto acontece porque na extração natural existem vários compostos que na sintética não tem. Então porque sintetizar a vanilina?
A questão está relacionada a custo da produção, para ser produzida naturalmente o custo é muito alto e rendimento e pouco o que estimula a produção sintética.
Vanilina pode ser sintetiza a partir do eugenol encontrado no óleo de cravo, da lignina contida no licor negro e através do uso de precursores derivado de petróleo tais como: guaiacol e p-cresol.
Atualmente a vanilina sintética produzida vem dos precursores de petróleo, por ser mais econômico e gerar menos efluentes.

Aplicações da vanilina.
E utilizada como aromatizante em alimentos, bebidas, perfumes e fármacos.
Aproximadamente 50% de sua produção é utilizada com intermediários para sínteses de herbicidas, agentes antimicrobianas e antioxidante.

Aditivos alimentares
 São ingredientes adicionados a alimentos sem a intenção de nutrir e com o proposito de causar mudanças e características físicas, químicas e biológicas. A presença deste aditivo sem o real controle pode ocasionar aos seres humanos grandes malefícios a saúde.

Referencia Bibliográfica  

DAMASIO. F; PACHECO.S.M.V.Vanilina:Origem,Propiedades e Produção. Química Nova Na Escola, São Paulo, v.32, n°.4, p.215-219, nov.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário