quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pimenta

Bolsista: DARLYANE APARECIDA DA COSTA RIBEIRO


O sabor da pimenta é atraente para muitas pessoas no mundo todo, é utilizada desde muitos mil anos atrás. Ela é o segundo condimento mais utilizado em todo mundo, o primeiro é o sal de cozinha. A pimenta mais conhecida no Brasil é a dedo de moça.
A ardência de uma pimenta é dada em Scoville (SHU), que depende da sensibilidade individual aos componentes da pimenta. As pimentas com mais ardência tem em torno de 300.000 à 450.000 Scoville. Sendo que uma unidade de scoville é dada da seguinte maneira: O volume de água necessário para diluir uma preparação da pimenta, até o ponto que sua ardência não seja percebida.
Principal substância que envolve a ardência da pimenta é a capsaicina como mostra figura 01. Lembrado que neste caso estamos falando das diversas pimentas, Capsicum ( C. anuum, C. baccatum, C. chinense e C. frutescens). Menos a pimenta do reino a (Piper nigrum), que tem substâncias diferentes, como a piperina mostrada na figura 02, que é a substância responsável pela ardência da pimenta do reino, e esta ardência é menor que nas demais pimentas, Etc.

                                         Figura 01: Estrutura molecular da capsaicina, presente em
                                               diversas pimentas, menos na pimenta do reino.



                                          Figura 02: estrutura molecular da piperina, presente na pimenta do reino.

A capsaicina é de função éter, fenol, e um hidrogênio com função de amida, podendo fazer pontes de hidrogênio. Dissolvem-se bem em álcool, benzeno e clorofórmio, acetona e óleos vegetais, quando dissolvidas em qualquer um desses solventes, não perdem suas características principais. Lembrando que a capsaicina é muito mais forte que a piperina.
A pimenta conservada em óleo dissolve-se a capsaicina e sua ardência é transferida para o óleo, por esse motivo o óleo das conservas das pimentas é ardido. Na pimenta podemos encontrar, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina B12, vitamina B6, cálcio, ferro, magnésio,
A capsaicina vem sendo estudada, e já se tem notado que ela é uma substância ativa no tratamento de várias doenças. Ela é anticoagulante, ajuda a baixar a pressão sanguínea, reduzindo o colesterol, previne infarto, trombose, derrame cerebral etc.
A adição da pimenta nas refeições ajuda na digestão e queima calorias rapidamente, acelera o metabolismo. Mas também como tudo que é utilizado em excesso, é prejudicial, a pimenta utilizada em excesso, também prejudica a saúde, causando úlceras estomacais ou até hemorróidas.

 Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário