segunda-feira, 28 de julho de 2014

PRATO DO DIA - QUÍMICA

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre aditivos alimentares... Basta uma rápida refeição e centenas de aditivos químicos são ingeridos.
Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado aos alimentos intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do alimento (Veloso, 2009 apud ALBUQUERQUE).

Figura 1Alimentos coloridos: como eles adquirem este aspecto?



Olhando a figura 1 não dá vontade de comer todas as jujubas do planeta? Uma das funções dos aditivos é essa, melhorar o aspecto dos alimentos para chamar a atenção dos consumidores. Para que os alimentos industrializados cheguem às prateleiras nos supermercados é necessário adicionar a eles os aditivos, vejam na Tabela 1, quais são os mais usados e suas funções:

                                                  Tabela 1Categoria dos aditivos e função
Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/02-QS-33-11.pdf

Os produtos industrializados estão ocupando cada vez mais o mercado de alimentos, pois eles já vem prontos ou semi-prontos. Eles atendem cada vez mais a vida corrida das grandes cidades, pois são práticos e tem uma durabilidade maior que os produtos naturais.
Apesar dos aditivos alimentares serem informados nos rótulos para os consumidores, eles não estão claros, pois são mostrados em códigos estipulados pela ANVISA e não mostram os efeitos causados à nossa saúde.
Antes de ser autorizado o uso de um aditivo, deve ser feita suaadequada avaliação toxicológica, considerando qualquer efeito cumulativo, sinérgico (ação cooperativa de agentes no organismo) ou de proteção. Os aditivos alimentares devem ser mantidos sob observação e serem reavaliados, conhecendo-se sempre as informações científicas que surjam sobre esse tema. Não interessa apenas as propriedades específicas que os convertem em aditivo alimentar, mas todas as suas ações colaterais e contraindicações, especialmente aquelas derivadas de seu uso prolongado (Salinas, 2002).
Veja alguns exemplos de aditivos e seus aspectos negativos.
·         Acessulfame K: é um adoçante dietético, mas quando usado em excesso pode produzir tumores de pulmão, mama e várias formas de leucemia e doenças respiratórias.

Figura 2Estrutura do Acessulfame K

·         Ácido fosfórico: é usado para acentuar o sabor dos refrigerantes, dos laticínios congelados, dos produtos de padaria, das balas... Em excesso pode retirar o cálcio do organismo, podendo ocorrer a “síndrome dos ossos quebradiços”.


Figura 3Estrutura do Ácido fosfórico

Então é bom sempre antes de comprar produtos industrializados, olhar os rótulos das embalagens e saber o que estamos comendo, pois tudo que se usa em excesso faz mal e pode ser prejudicial à nossa saúde.


Espero que tenham gostado!
Beijos, galerinha...


Referências

ALBUQUERQUE, M.V. Et al. Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 51-57, MAIO 2012.


PRADO, M.A. e GODOYH. T. Teores de corantes artificiais em alimentos determinados por cromatografia líquida de alta eficiência. Quím. Nova. vol.30 nº.2. São Paulo Mar./Apr. 2007.


SALINAS, R. D. Alimentos e nutrição: introdução a bromatologia. Trad. Fátima Murad. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário