terça-feira, 29 de julho de 2014

A química na poluição

Bolsista: Luzia Morais dos Santos
Olá amigos seguidores do blog quipibid, tudo bem com vocês!
Nestas férias continuamos com as postagens de novas matérias para que nosso conhecimento e aprendizagem não adormeçam. Hoje discutiremos como a química está presente na poluição da atmosfera.
Quando o assunto é poluição, muito se tem para discutir e entender como esse processo acontece, a poluição seja ela qual for tem suas consequências muitas vezes desastrosas. Nas grandes cidades, devido ao grande número de indústrias, esse tipo de poluição é diária, essas poluições provocam vários tipos de doenças, a mais comum entre elas são as respiratórias.


De acordo com o Portal do Meio Ambiente (1996), os poluentes podem ser divididos em duas categorias:
Poluentes primários: são emitidos diretamente pelas fontes de poluição.
Poluentes secundários: estes são formados na atmosfera através de reações químicas entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.

Nossa atmosfera é constituída de gases, quando há um aumento desses gases acontece o desequilíbrio da temperatura terrestre. Isso está diretamente relacionado ao efeito estufa, que é um processo natural do nosso planeta, ele faz com que a temperatura permaneça estável, sem diminuir ou mesmo aumentar. E para que essas alterações não ocorram devemos nos preocupar com a emissão de gases tóxicos e também com o desmatamento das florestas.
Figura 1- esquema do efeito estufa.
Dentre os principais poluentes podemos destacar alguns que estão diretamente ligados à poluição atmosférica e que são produzidos pelo uso de combustíveis fósseis. Esses gases são produzidos pela queima incompleta dos combustíveis. Existem vários poluentes que contaminam o ar através de suas reações químicas. Abaixo segue dois deles com suas respectivas estruturas: o monóxido de carbono (figura 2) e o dióxido de carbono (figura 3).
Figura 2- monóxido de carbono geometria linear.


 Figura 3- dióxido de carbono geometria linear.
   
O monóxido de carbono é um gás resultante da queima incompleta de combustível fóssil, altamente tóxico. Os veículos são os maiores responsáveis pela emissão do monóxido de carbono.
 O CO2 é um gás essencial para a vida dos seres vivos, no entanto, em excesso pode contribuir com o aumento da temperatura ambiente. Comercialmente este gás é utilizado na fabricação de bebidas, produção de gelo seco e componente de extintores.
Além desses, existem outros gases que também são prejudiciais à saúde, é o caso dos óxidos de nitrogênio considerados os mais prejudiciais. Esses gases quando inalados atingem os pulmões causando doenças, como o enfisema pulmonar. As indústrias de fertilizantes são as maiores fontes de emissão desses gases.
Até a próxima matéria com mais algumas informações.

Referências

SANTOS, F. S. dos; AGUILAR, J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser Protagonista: Biologia. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2010, p 280-281.
AMARAL, M. D; PIUBELI, A. F. A poluição atmosférica interferindo na qualidade de vida da sociedade. 2003. Disponível em: <http://www.amda.org.br/imgs/up/Artigo_24.pdf>. Acesso em: 23 jun.2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário