quinta-feira, 3 de julho de 2014

Transformações Químicas e Físicas

Bolsistas: ANDRESSA GUIMARÃES ABADIA e
LOYS LAYNNE RODRIGUES SOUSA


Olá pessoal, hoje vamos aprender a diferenciar uma transformação física de uma transformação química. Podemos notar que essas transformações estão presente em nosso dia a dia, o que vai tornar mais fácil a nossa compreensão.

Transformação Química: É toda transformação que muda a composição da matéria, ou seja, essa matéria gera uma nova substância com propriedades diferentes da inicial. Lembre da queima do carvão, quando o queimamos não podemos recuperar o carvão inicial.
 Ex: Digestão dos alimentos, enferrujamento de uma calha, queimar açúcar para fazer caramelo, acender um fósforo... A figura 1 contém mais exemplos de fenômenos químicos.

Transformação Física: É toda transformação que não altera a natureza da matéria, ou seja, as substâncias continuam as mesmas. Por exemplo, quando rasgamos o papel diminuímos apenas seu tamanho, não sofrendo alteração na sua composição, ele continua sendo papel. Seria uma transformação química se fossemos queimá-lo, pois estaria transformando papel em cinzas, ou seja, foi mudada sua constituição.
 Ex: Fusão do gelo, sublimação da naftalina, queda da neve, evaporação da água... Podemos observar mais alguns exemplos de fenômenos físicos na figura 1.

                                 Figura 1: Tabela de Fenômenos Físicos e Químicos


Agora que todos já sabem como diferenciar um fenômeno físico de um fenômeno químico vamos responder alguns exercícios para fixar melhor a idéia. 

1. Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:

a)    O cozimento de um ovo.
b)    A queima do carvão.
c)    O azedamento do leite.
d)    A formação de orvalho.

R: A alternativa correta seria a letra D, pois o orvalho é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias.


          2.   Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1.    Aquecer uma panela de alumínio.
2.    Acender um fósforo.
3.    Ferver água.
4.    Queimar açúcar para fazer caramelo.
5.    Fazer gelo.

a)    1, 3 e 4                  
b)    2 e 4
c)    1, 3 e 5
d)    3 e 5
e)    2 e 3

          R: A alternativa correta é a letra B, pois a queima de um fósforo e a queima de açúcar           para fazer caramelo são fenômenos químicos, pois a partir da queima os elementos               mudarão sua composição se tornando outra matéria e não terá como voltar ao que                  ele era antes.

Referencia:
FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004

Um comentário: