sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Modelo atômico de Bohr

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

           Olá galerinha, hoje vamos falar sobre o modelo atômico de Bohr. Mas quem foi Bohr?

       Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague Dinamarca, em 1885. Estudou na Dinamarca e na Inglaterra, foi professor diretor do Instituto de Física Teórica de Copenhague. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos sobre estrutura atômica. Ele faleceu em 1962 e em sua homenagem o elemento químico 107 recebeu o nome Bóhrio (Bh).
        Um dos seus grandes feitos foi aprimorar em 1913 o modelo atômico de Rutherford. Bohr propôs que as leis da Física vigentes naquela época, não se aplicavam ao elétron, pois sua massa era muito pequena. Propôs que o elétron giraria em torno do núcleo em órbita circular, sem absorver ou emitir energia (sendo assim o elétron não se precipitaria para o núcleo). Explicando então o que o modelo de Rutherford não explicava que era como os elétrons sendo negativos podiam girar em torno de um núcleo positivo sem perder energia e colidir com ele.
      Segundo a explicação de Bohr quando era fornecida energia para os elétrons ele saltaria de uma orbita mais interna para outra mais externa, a quantidade de energia recebida é, porém, bem definida (um quantum de energia). Pelo contrário, ao voltar de uma órbita mais externa para outra mais interna, o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética, como ultravioleta ou raios X (Daí o nome de fóton, que é dado para esse quantum de energia).
     Esses saltos se repetem milhões de vezes por segundo, produzindo assim uma onda eletromagnética, que nada mais é do que uma sucessão de fótons (ou quanta) de energia.
     Surgindo assim o modelo dos níveis de energia, isto é, os elétrons de um átomo não estariam todos na mesma orbita e sim distribuídos em órbitas ou camadas (K,L,M,N,O,P,Q).
      O modelo de Bohr inclui uma série de postulados (Postulado é uma afirmação aceita como verdadeira, sem demonstração). Sendo eles:


1.          1-   Os elétrons se movem ao redor do núcleo em um número limitado de orbitas bem definidas, que são denominadas órbitas estacionárias, camadas ou níveis.

2.                     2-        Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia.
K=2, L=8, M=18, N=32, O=32, P=8, Q=2

3.                      3-      Não é permitido a um elétron permanecer entre dois desses níveis

4.           4-   Um elétron pode passar de um nível para outro de maior energia desde que absorva energia externa (Salto quântico). Quando isso acontece, dizemos que o elétron foi excitado.

5.           5-    O retorno do elétron ao nível inicial se faz acompanhar da liberação de energia (fóton) na forma de ondas eletromagnéticas.

Agora que já sabem um pouco sobre O modelo atômico de Bohr vamos resolver alguns exercícios.
O modelo atômico de Rutherford, modificado por Bohr, é também conhecido como modelo de Rutherford – Bohr.

Exercícios

1.  1-  Niels Bohr recebeu um prêmio Nobel de física em 1922, por qual trabalho ele recebeu esse prêmio?


2.   2-  O máximo de elétrons que o átomo pode apresentar na camada N é?
a)    2
b)    8
c)    18
d)    32
e)    64
3.  3-  Quando era fornecida energia para os elétrons ele saltaria de uma órbita mais interna para outra mais externa, mas já ao voltar de uma orbita mais externa para outra mais interna, o elétron emite um quantum de energia na forma de luz ou radiação eletromagnética, qual nome foi dado a esse quantum de energia?

4.  4-  Quais as características do modelo proposto por Bohr e por que ele é denominado modelo de Rutherford – Bohr?

Respostas:

1.    Niels Bohr recebeu em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos sobre estrutura atômica.

2.    De acordo com o modelo atômico de Bohr o máximo de elétrons que o átomo pode apresentar na camada N é de 32 elétrons. Alternativa (D).

3.    A esse quantum de energia foi dado o nome de fóton.

4.    O modelo é assim denominado porque Bohr aprimorou as hipóteses de Rutherford, assumindo que os elétrons movimentavam – se ao redor do núcleo em diferentes níveis de energia. Segundo esse modelo, em cada órbita o elétron possuía energia constante. Essa energia aumentava à medida que o elétron se afastava do núcleo

Referências:
ATKINS, Peter. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed – Porto Alegre: Bookman, 2006.

FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004


LISBOA, Junior. Química. 1. ed. – São Paulo: Edições SM, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário