segunda-feira, 25 de agosto de 2014

QUÍMICA DAS FRALDAS DESCARTÁVEIS

Bolsista: Jane Souza Silva
Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre POLÍMEROS... Grande parte dos polímeros está presente em nosso cotidiano: colas, tintas, embalagens, canos, panelas antiaderentes, entre outros.
Polímeros são macromoléculas de alta massa molar,formadas por unidades de moléculas menores, chamados monômeros. Estes reagem por adição ou condensação produzindo polímeros com diferentes propriedades físico-químicas e mecânicas.Na polimerização por adição, a macromolécula final é formada pela junção de monômeros todos idênticos entre si. Nesse grupo, o monômero apresenta no mínimo obrigatoriamente, uma ligação dupla entre carbonos. Já na polimerização por condensação, o polímero é composto pela combinação de dois ou mais monômeros distintos entre si, ocorrendo a eliminação de moléculas mais simples, como, por exemplo, a água, nitrito (-NO2), ou ácido clorídrico(HCl). Nesse tipo de polimerização, os monômeros não apresentam necessariamente duplas ligações entre os carbonos, no entanto, é preciso apresentar dois tipos diferentes de grupos funcionais (USBERCO e SALVADOR, 2002).Essas propriedades variam de acordo coma sua composição ou método de preparação tecnológico(MANO e MENDES, 1999).



Agora vamos estuda rum polímero específico, o poliacrilato de sódio, encontrado nas fraldas descartáveis. Ele não é solúvel, mas quando misturado à celulose se torna um polímero superabsorvente e pode absorver até 800 vezes sua massa em água (pura) formando um gel. Isso se dá em parte por causa das interações de hidrogênio da água com os grupos carboxilato da cadeia do polímero e interações íon-dipolo com o cátion sódio (Figura 2).Outro motivo para a absorção de tanta água é a pressão osmótica provocada pela maior concentração de íons sódio dentro do polímero que fora dele, na água.
De acordo com Marconato e Franchetti as partes da fralda descartável são (acompanhem pela figura 3):
(1) Filme de polietileno: polímero sintético, hidrofóbico -cuja função é ajudar a evitar o vazamento de líquido para fora da fralda;
(2) Polpa de celulose: polímero natural, hidrofílico -associado às partículas do polímero superabsorvente, auxilia na retenção da umidade;
(3) Poliacrilato de sódio (flocgel): polímero sintético, superabsorvente -utilizado na forma de pequenos cristais com grande capacidade de retenção de água.
(4) Não tecido de polipropileno: polímero sintético de natureza hidrofóbica. Após receber um tratamento com surfactantes, que reduz a tensão superficial do material (tornando-o hidrofílico), permite o escoamento do líquido para a camada absorvente. É a parte da fralda que tem contato direto com o bebê.
(5) Elásticos: polímero sintético, geralmente feito de fios de poliuretanas, borracha ou lycras; são utilizados para melhor ajuste das fraldas ao corpo do bebê.
(6) Adesivos termoplásticos: constituídos de polipropileno impregnado com adesivo, são utilizados para o fechamento das fraldas.
(7) Faixa de ajuste frontal: constituída de filmes de polipropileno, é colada com adesivos sobre a fralda. Sua utilidade é permitir abrir e fechar a fralda tantas vezes quantas forem necessárias, sem danificá-la.


A versatilidade, praticidade, leveza e durabilidade foram alguns dos motivos que levaram ao amplo emprego dos polímeros. O custo também é menor, tornando-os mais vantajosos comercialmente. Vale pontuar aqui que os polímeros são recicláveis, e o seu uso indiscriminado pode acarretar grandes problemas ambientais!
Existem estudos sobre fraldas descartáveis biodegradáveis. Elas contêm uma película 100% vegetal com conteúdo de retenção por até 8h. No entanto, ainda apresentam um custo maior que as fraldas comuns, sendo por isso, restritas.

Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...

Referências

MANO, E.B. e MENDES, L.C. Introdução a polímeros. São Paulo: EditoraEdgard Blücher, 1999.

 

MARCONATO, J.C. FRANCHETTI, S.M.A. Polímeros Superabsorventes e as Fraldas Descartáveis: um Material Alternativo para o Ensino de Polímeros.Química Nova na Escola, n. 15, p. 42-44, maio 2002.

 

RUBINGER, M.M.M. e BRAATHEN, P.C. Ação e Reação: Ideias para Aulas Especiais de Química. Belo Horizonte: RHj, 2012.


USBERCO, J.,SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, 2002.



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