terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Menino Do Pijama Listrado

Ricardo Paraguai
Olá queridos leitores do blog QuiPibid, estamos aqui novamente para  trazer a vocês uma nova, interessante e informativa matéria sobre um filme com um pezinho na química, o filme de hoje é “O Menino Do Pijama Listrado”, um filme que além de bom nos deixa bem emocionados com sua história.

                                                         Figura 1.Imagem da capa do filme

Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é  filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração.
Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com Bruno e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito que fazer para uma criança com a idade dele.
Os problemas começam quando Bruno decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado da cerca eletrificada dentro de um campo de concentração nazista. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visita-lo, tonando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Acima você pode conferir uma imagem do filme, um filme que retrata bem a crueldade executada pelos nazistas, além do trailer.
Mas eu havia dito que esse filme tinha um pesinho na química. Pois é, nossa tão querida química foi utilizada para extermínio em massa, e foi o que aconteceu nos campos de concentração nazistas como vocês podem conferir abaixo.
(Imagem 2)

Figura 2.Imagens do Google

Os campos de concentração eram famosos por sua crueldade em como seus prisioneiros eram tratados, crianças, idosos, deficientes físicos e mentais, doentes, que não eram mais de utilidade para o progresso e apenas geravam despesas eram eliminados em câmaras de gás. É nesse momento em que a química entra em ação.
A principio, o gás que primeiramente foi utilizado foi o monóxido de carbono, CO, os soldados levavam os prisioneiros para os caminhões, onde, eles eram colocados em tanques, do mesmo tipo que atualmente se transporta combustíveis, onde o monóxido de carbono era injetado diretamente pelo escapamento.
 Mas isso gerava um grande custo de combustível, dos motores dos caminhões e de dinheiro. Pensando em cortar despesas e na eficiência do processo de execução o Acido Cianídrico foi escolhido.
O gás usado era o ácido cianídrico de formula HCN, o ácido usado para esse fim é uma pastilha em forma de cristais, (imagem a baixo) que uma vez expostos ao ar entram em processo de sublimação, ou seja, passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Quando colocados nas câmaras de gás os prisioneiros ao sentirem o cheiro começavam a entrar em pânico, idosos e crianças eram pisoteados, era uma morte lenta e dolorida, do inicio as asfixia até o óbito, eram cerca de 20 minutos, os que não conseguiam entrar nas câmaras por causa da lotação eram executados a tiros na hora.
(Imagem 3 e seguida a imagem da câmara de gás)
      

                             
Figura 3.Imagens da pastilha utilizada no filme                        Figura 3.1.Imagens da câmara de gás


Também conhecido como ácido prússico, ou, ainda, cianureto de hidrogênio, o ácido cianídrico é um ácido fraco. Descoberto pelo químico Carl Wilhelm Scheeleem 1882 na Prússia, que o sintetizou a partir no azul da Prússia, daí o nome ácido prússico. Cerca de 30 anos depois o químico Louis Joseph Gay-Lussac obteve esse ácido em sua forma pura, permitindo determinar sua fórmula com exatidão, HCN, desde então o ácido recebeu o nome de ácido cianídrico.


                                          Figura 4.Imagens do Google


É encontrado naturalmente tanto no estado líquido quanto no estado gasoso (altamente volátil). Possui odor semelhante ao de amêndoas amargas, solúvel em água, alcoóis e éteres, com baixos pontos de fusão e ebulição, baixo peso molecular e de altíssimo grau de toxidez e inflamabilidade. É muito utilizado na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas (propriedade descoberta durante a Primeira Guerra Mundial), fertilizantes e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e sem sementes de frutas como maçã, cereja, pêssego e amêndoas.
O ácido cianídrico foi muito utilizado na primeira guerra mundial como arma química por ambos os lados conflitantes. Em corrente sanguínea, esse ácido estabelece ligações extremamente estáveis com o ferro da hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e gás carbônico, além de desativar oxidases (enzimas de oxidação), tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons.
Vendo dessa forma sabemos o quão perigosa, mortífera e fatal pode ser a química, ela foi e é muito utilizada para o benefício e progresso humano, sem ela não poderíamos desfrutar de produtos que nos trazem conforto, comodidade e praticidade no nosso dia a dia, mas também foi e ainda atualmente acaba usada como arma.


Referência
Disponível em: <www.infoescola.com/quimica/acido-cianidrico>. Acesso em 19/04/2014 às 15 horas e 37 minutos.
Disponível em: <avidanofront.blogspot.com.br/2009/12/camaras-de-gas-nos-campos-de-exterminio.html >. Acesso em 19/07/2014 às 16 horas 15 minutos.
Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funcionavam-as-camaras-de-gas-na-2-guerra-mundial >. Acesso em 19/07/2014 às 16 horas e 22 minutos.
Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-135215>. Acesso em 19/07/2014 às 16 horas e 5 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário