sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cobalto(Co)

Bolsista: Edlane Lucia
Oi amigos do QuiPIBID! Estamos de volta com mais uma matéria sobre o Elemento Químico, desta vez vamos falar sobre o Cobalto (Co). Um elemento muito utilizado desde a antiguidade nos artefatos egípcios, chineses e outros.
Descoberto pelo químico sueco Georg Brandt (1694-1768), o cobalto é um metal de número atômico 27 e massa atômica 59, possui cor branco azulado e brilhante, geralmente encontrado em  minérios tais como: a Cobaltita (mineral de enxofre e arsênico), a esmaltita (um arsenieto de cobalto que contém quantidades variáveis de níquel e ferro) além de estar associado ao Níquel (Ni), ao Cobre (Cu) e às vezes ao Chumbo (Pb). Foi isolado pela primeira vez em 1735 a partir de uma amostra de esmaltita, elemento este utilizada para extrair a coloração azul de cobalto para pinturas de vasos e cerâmicas no Egito antigo.





Figura 1 Pote fabricado durante a dinastia Ming (1368-1644), com figuras gravadas utilizando pigmento azul, derivado de minérios de cobalto. (QUÍMICA NOVA NA ESCOLA)
                                                                                                        


O Cobalto auxilia em importantes formas de ligas de alta temperatura com o aço devido a sua oxidação (aumento da reatividade) e dureza ser mais forte que a do ferro.Essas ligas são utilizadas principalmente na fabricação de turbinas e ferramentas de cortes. O metal Cobalto é o trigésimo elemento mais abundante na natureza e é ferromagnético, ou seja, tem capacidade de reagir a um campo magnético, porém em temperatura acima de 1000° torna-se não magnético.
Umas das muitas aplicações do cobalto também esta ligada a composição da vitamina B12 ou também conhecida como cobalamina, antianémica,esta vitamina que só é encontrada em fonte animal, contribui para formação sanguínea.

Então amigos, conhecemos um pouquinho de mais um Elemento Químico muito útil no nosso cotidiano , espero que tenham gostado e voltaremos logo mais com outras novidades. 

Referências:
MEDEIROS, M. A. Química Nova na Escola, v. 35, n 3, p. 220-221, ago. 2013.
INFOESCOLA. Elemento QuímicoDisponível em:<htpp://WWW.infoescola.com/elementoquimicos/cobalto>. Acesso em 23/07/2013[F2] 
MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química - um curso universitário. 4ª Ed 9° reimpressão. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, 1995.
LEE, J.D. Química Inorgânica não tão concisa. Tradução da 5ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário