sexta-feira, 8 de agosto de 2014

VITAMINAS: Vitamina A (Retinol)

JeisaSchaefer
&

Tatiane Santos
Olá seguidores do blog.
Nas próximas edições vamos saber um pouco mais sobre as vitaminas, que são substâncias que pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos, importantes para o funcionamento de nosso corpo. Apesar disso, nosso organismo não tem a capacidade de produzi-las de forma espontânea, sendo necessária sua ingestão pela alimentação ou medicamentos. Devem ser ingeridas diariamente em quantidades adequadas e são também responsáveis pelo bem-estar físico e mental dos seres humanos. As vitaminas são indispensáveis para o crescimento, reparação dos tecidos, funcionamentos orgânicos e essenciais para reações metabólicas específicas no meio celular e vital para o funcionamento dos órgãos.
Na edição de hoje vamos conhecer a vitamina A, termo genérico dos retinóides que apresentam atividades biológicas do retinol, como o ácido retinóíco, palmitato de retinol e etc. Uma de suas principais funções é prevenir a acuidade visual, e é encontrada em alimentos de origem vegetal e animal (figura 1).




Figura 1: Verduras e legumes
Fonte: <http://www.mundodastribos.com/dicas-de-alimentos-ricos-em-vitamina-a.html>

O nome químico do ácido retinóico é 3,7-dimetil-9-(2,6,6-trimetilciclo-hexen-1-il)nona-2,4,6,8-tetraenóico, com fórmula molecular C20H28O2, massa molar 300,43 g.mol-1 e temperatura de fusão de 180 -182 °C, sua formula estrutural está representada na (figura 2)





REFERÊNCIAS

 Acesso em 19 de julho de 2014.

MELDAU, D. C. Vitamina A. InfoEscola: Navegando e Aprendendo.  Disponível em: <http://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-a/ >Acesso em 19 de julho de 2014.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário