segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FUNÇÕES E BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LINOLÉICO

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos tempos são a obesidade e os problemas que ela pode trazer à saúde do ser humano, portanto resolvi falar para vocês um pouco sobre o ácido linolênico conjugado e sua influência no metabolismo... Vocês já devem ter visto que ele é conhecido na mídia como óleo de cártamo, figura 1. 



Dentre os óleos vegetais, o óleo de cártamo é um dos mais comuns, sendo rico em ácido alfa-linoléico (Figura 2). As sementes de cártamo têm sido utilizadas na Coréia como uma substância que promove a formação óssea e evita o desenvolvimento de trombose por diminuir a viscosidade sanguínea. Já suas flores são utilizadas popularmente no tratamento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e muito raramente em problemas ginecológicos (FAN et al., 2009).


O CLA se refere a uma mistura de isômeros do ácido linoléico (18:2 n-6) em que as duplas ligações são conjugadas em vez de existirem na configuração interrompida metilênica típica. É produzido no rúmen de animais pelo processo de fermentação, envolvendo a bactéria Butyrovibriofibrisolvens, ou pela síntese via a9-dessaturase do ácido 11-trans octadecanóico. Nove isômeros diferentes do CLA foram relatados como de ocorrência natural nos alimentos, sendo que o 9-cis, 11-trans é o de maior ocorrência e é incorporado à membrana plasmática. Já o isômero 10-trans, 12-cis não é incorporado às membranas, parecendo estar mais relacionado ao metabolismo energético (FAN, et al., 2001).
O ácido linoleico conjugado age diretamente sobre a enzima LPL (Lipase Lipoproteica) impedindo a transferência de gordura presente no sangue para dentro das células adiposas, ou seja, o organismo é obrigado a fazer a Lipólise, queima do estoque de gordura gerando energia para o organismo.
Muitos estudos sobre esses novos “alimentos” estão em andamento, mas o óleo de cártamo aliado a atividades físicas regulares pode favorecer a perda de gordura corporal.


Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...

Referências

FAN, L.; ZHAO, H. Y.; XU, M.; ZHOU, L.; GOU, H.; HAN, J.; WANG, B. R.; GOU, D. A. Qualitative evaluation and quantitative determination of 10 major active components in Carthamustinctorius L. by high-performance liquid chromatography coupled with diode array detector. Journal of Chromatography A, v. 1216, p. 2063-2070, 2009.

PARIZA, M. W, PARK, Y, COOK M. E. The biologically active isomers of conjugated linoleic acid.ProgLipid Res. 2001; 40(4):283-98.

MOURAO, D. M.et al. Ácido linoléico conjugado e perda de peso. Rev. Nutr.[online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 391-399.

Nenhum comentário:

Postar um comentário