segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Metais Pesados

Bolsista Luzia M. dos Santos

Olá amigos do blog, hoje vamos falar dos elementos químicos metálicos, especificamente dos metais pesados.
Mas afinal o que é um metal pesado?
O termo metal pesado é utilizado para os metais que possuem densidade superior a 5,0 g/cm3 (sólido e líquido) e g/l(gás).Os metais são ótimos condutores de eletricidade e calor. Possuem um brilho metálico característico, são maleáveis e dúcteis, com tendência a formar cátions.
   Alguns metais estão presentes nas pilhas e baterias de celulares. A energia química das pilhas e baterias gera energia elétrica para o funcionamento dos produtos eletrônicos. Alguns dos elementos que compõem pilhas e baterias são: mercúrio, cádmio, cobre, chumbo, zinco, níquel, manganês e lítio.      A energia química da pilha que é convertida em energia elétrica resulta do processo de redução-oxidação. Atualmente há vários tamanhos e modelos de pilhas e baterias disponíveis para o consumo, podendo ser definidas em primária (Figura 1) e secundárias.    A pilha secundária ou bateria (acumulador) é recarregável e são utilizadas nos celulares e computadores portáteis (Figura 2).



Atualmente utilizamos as pilhas secas, aquelas que contêm NH4 Cl (cloreto de amônio), um sal ácido. O nome de pilha seca advém do fato de que, antes da sua descoberta, por George Leclanché, em 1866, as pilhas usadas serem feitas em recipientes com soluções aquosas (pilhas de Daniell).
            Existem também as pilhas alcalinas, essas mais duráveis e também mais caras. Ela contém NaOH (hidróxido de sódio), um bom condutor eletrolítico que libera energia rapidamente ao dispositivo, indicadas para aparelhos que necessitam de energia com descargas rápidas e fortes.
             A pilha primária, uma vez descarregada, deve ser descartada porque sua reação é irreversível.Normalmente são as utilizadas nos controles remotos, rádios, lanternas etc.
Nossas casas foram invadidas por vários aparelhos que utilizam esse tipo de fonte de energia, e na maioria das vezes não descartamos de forma correta. Os metais presentes nesses produtos sofrem redução e oxidação, esse processo em contato direto com o solo apresenta níveis consideráveis de toxicidade para o meio ambiente. Uma vez expostos ao sol, vento, chuva e umidade eles se oxidam e os invólucros de proteção se rompem, indo para o lençol freático seus resíduos tóxicos.
Os riscos do contato com metais pesados são vários, citaremos exemplos de três deles.
Chumbo: Afeta os sistemas neurológico, nervoso central, digestivo e reprodutor, entre outros. Esse metal é um sério risco à saúde ocupacional quando não são tomadas medidas de controle do ambiente.
Manganês: Em pequena quantidade é importante para o organismo. Em excesso, causa disfunções do sistema neurológico, resultando em alguns tipos de casos de mal de Parkinson. Pode ainda provocar gagueira e insônia. É um dos principais elementos constituintes das pilhas comuns (zinco-carbono e alcalinas) e aparece ainda na pilha Li/MnO2, usada em câmeras digitais.
Zinco: Embora seja um micronutriente essencial à dieta humana, o excesso no organismo provoca tosse, fraqueza, dor generalizada, febre, náusea, vômito. Promove alterações no quadro sanguíneo e problemas pulmonares. É, juntamente com o manganês, um dos componentes principais das pilhas alcalinas e zinco-carbono.
            Depois de ficarmos cientes dos malefícios que esses metais podem nos causar é importante que cada um faça sua parte, descartando pilhas e baterias não reutilizáveis nos pontos de coleta da sua cidade. Sea sua cidade não dispuser desses pontos seja você o primeiro a tomar essa atitude, por que a maioria desses rejeitos vai parar nos aterros sanitários sem nenhum cuidado.

Até próxima pessoal. Bons estudos!

Referências
BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química Ambiental. – 4. Ed. - Porto Alegre: Bookman, p. 685- 688, 2011.
GRUNKRAUT, Melanie. Pilhas e Baterias. Coopermiti. Disponível em: <www.coopermiti.com.br/.../9e05fe429f0156e01a8554c828f30493. pdf.> Acessado no dia 25/09/14 às 20h38min
VAITSMAN, Enilce Pereira; VAITSMAN, Delmo Santiago. Química e Meio Ambiente: Ensino contextualizado. – Rio de Janeiro: Interciência, 2006. – (Interdisciplinar; 4). P. 45-46.





Nenhum comentário:

Postar um comentário