sexta-feira, 24 de abril de 2015

DETERGENTES

Bolsista: Luzia Morais dos Santos


Olá amigos que acompanham as matérias do blog, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vamos disponibilizar algumas informações a respeito do detergente. Aquele amigo que na hora de lavar as louças nos dão a maior força.
O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”. E como limpam! Além do perfume agradável e da praticidade no dia a dia, o mesmo tem um preço acessível a todos, o que faz com que as pessoas exagerem na sua utilização. No entanto, devemos nos conscientizar e informar às pessoas que ainda não sabem que este produto pode sim ser um grande vilão da natureza.


Figura 1: detergentes utilizados na limpeza doméstica. Disponível em: http://www.mktmais.com/2012/03/design-ype-reformula-embalagens-de.html



Em 1890, o químico alemão A. Krafft descobriu que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial, devido à falta de gordura para a produção de sabão na Alemanha, que os químicos alemães H. Gunther e M. Hetzer produziram o primeiro detergente sintético chamado Nekal. A partir daí o produto foi conquistando consumidores mostrando sua eficácia.
 Sabão em pedra ou detergente?
O que difere o detergente do sabão são suas estruturas moleculares. Todos possuem poder alto limpante e desengordurante. Em geral os detergentes são biodegradáveis, ou seja, agridem com menos intensidade as águas dos rios. Mas, nem sempre foi assim.
Os primeiros detergentes fabricados possuíam uma estrutura ramificada, essas ramificações não eram e continuam não sendo reconhecidas pelos micro-organismos existentes na água, fazendo com que os resíduos lançados nos rios e esgotos permanecessem flutuando, impedindo a oxigenação ocasionando a morte dos animais aquáticos.

Figura 2: estrutura de um detergente biodegradável Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/detergente-biodegradavel.htm.

A partir de 1965 a fabricação desses produtos foi proibida por agredirem o meio ambiente aquático. No Brasil isso demorou um pouco mais, em 1976 foi decretado à proibição levando ainda mais alguns anos para se concretizar. Na figura a seguir nota-se a diferença na estrutura molecular do produto.

Figura 3: estrutura linear do detergente. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/detergente-biodegradavel.htm.

A estrutura linear do detergente permite que as enzimas produzidas pelos micro-organismos existentes da água as reconheçam e façam a quebra das ligações, decompondo-as.

Mas, qual a diferença entre o detergente e o sabão em pedra?
A diferença entre os dois pode ser notada pelas estruturas no detergente por conter sais de ácido sulfúrico (H2 SO4), um ácido forte. Nos sabões em pedra os sais presentes são derivados de ácidos carboxílicos, ácidos fracos. O detergente é derivado do petróleo, um recurso energético fóssil não renovável. Já o sabão é derivado de gordura e óleo, um recurso renovável. Os dois possuem duas extremidades: apolar e polar que faz com que interajam com a água e a gordura. A vantagem do detergente é que ele atua em águas duras e ácidas, já o sabão em pedra não possui essa eficácia.

E o termo água dura?
Esse termo é utilizado quando há excesso de cátions como Cálcio, Magnésio e Ferro II, pois impedem a ação do sabão em pedra, dificultando a limpeza.

De certa forma sabemos que todo produto de limpeza envolve muitos compostos químicos, sejam eles biodegradáveis ou não, todos prejudicam o meio ambiente se forem utilizados de maneira abusiva. Então, que tal diminuir a quantidade utilizada? Algumas gotas são suficientes, não precisa usar a embalagem toda de uma vez e intercale com o sabão de pedra. A natureza agradece.

Até mais. Espero ter contribuído com o seu aprendizado.



Referências
                      
Sabões-e-detergentes.pdf. Disponível em: http://quimicasemsegredos.com/documents/Teoria/Saboes-e-Detergentes.pdf. Acesso: 22/03/2015

NETO, O. G. Z; PINO, J. C. D. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Química Área de Educação Química: Trabalhando a Química dos sabões e detergentes. Disponível em: www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf. Acesso: 22/03/2015


Capítulo I – Introdução. Disponível em: ftp://ftp.feq.ufu.br/...%20Projetos%20de%20Graduação/...%20Processos... Acesso: 22/03/2015.  P.1-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário