quarta-feira, 22 de abril de 2015

MINHA MÃE É UMA VIAGEM

Jeisa Tainara Schaefer Salgado







Olá, amigos do blog!

            Hoje trago para vocês uma comédia dramática, com algumas curiosidades químicas. Minha Mãe é uma Viagem traz a vida de um químico talentoso, Andy, que investiu todo seu dinheiro na produção de um produto de limpeza com tecnologia sustentável, utilizando recursos renováveis como óleo de coco e semente de soja. Seu produto sofre rejeições do mercado de vendas, não por causa da qualidade, mas sim pela incapacidade de Andy de promovê-lo. De passagem na casa de Joyce sua mãe, Andy, percebe uma carência emocional e sugere que ela o acompanhe em sua viagem ao redor dos Estados Unidos. Essa viagem se torna uma comédia, entre entrevistas fracassadas e discussões familiares, surge uma reaproximação de mãe e filho.

Figura 1: Capa do filme
            Nas apresentações de seu produto Andy usa um pHâmetro digital portátil para medir o pH dos produtos dos concorrente e do dele. Mais e aí, o que é pH?
A sigla pH significa potencial hidrogeniônico, definido pelo químico Sorensen como o índice que indica a quantidade de íons hidrogênio de uma solução. A partir da sua leitura determina-se a acidez, basicidade ou neutralidade da solução aquosa. Ele também definiu que o pH de uma solução aquosa seria calculado pela concentração de íons H+ da solução, ou seja, pH = = log[H+] (PERUZZO e CANTO, 2010).
            Para identificar essas três possibilidades, existe uma escala (figura 2) chamada de escala de pH que pode variar de 0 a14.

Figura 2: Escala de pH
De acordo com a teoria de Arrhernius, os ácidos são substâncias que em meio aquoso liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.  (CHAGAS, 1999).
          Uma substância é considerada ácida quando apresenta o pH entre 0 e 7, e  quanto mais próximo de 0 mais ácida é a solução, ou seja, a concentração de íons [H+]
> 10-7. Se na solução a concentração de [OH] < ou igual a 10-7 o valor do pH está entre 7 e 14 e a solução é considerada básica.  E com o pH igual a 7 a solução está totalmente neutra. (NÓBREGA, SILVA e SILVA, 2007)
          Seguindo conselhos da mãe em uma apresentação, Andy coloca um pouco de seu produto em um copo e bebe (não se deve fazer isso em casa!) para provar que é totalmente neutro, ou seja, a concentração molar dos íons H+ e OHda solução são iguais, [H+][OH] = 1014, pH=7. (NÓBREGA, SILVA e SILVA, 2007).

         Os produtos de limpeza apresentam em sua maioria pH básico. Um pH muito básico, como no caso dos produtos que apresentam maior concentração de soda cáustica trazem alguns ricos à saúde, como algumas lesões na pele, nos olhos e, às vezes, alergias.


REFERÊNCIAS

CHAGAS, P. A. Teorias Ácido-Base do século XX. Química nova na escola. n° 9, maio 1999.


PERUZZO, M. F; CANTO, L. E. Química na Abordagem do Cotidiano. Vol. único 3° Edição. ed. Moderna. 2010. p.511-515.


NÓBREGA, S. O; SILVA, R. E; SILVA, H. R. Química. 1º Edição. ed. Ática. 2007. p. 463-469. 

Um comentário: