quinta-feira, 21 de maio de 2015

A química na nossa higiene pessoal

Bolsista: Patricia Montenegro










          Olá leitores do blog QuiPibid! A química está sempre nos acompanhando no nosso dia a dia, e presente em todos os produtos que utilizamos em nossa higiene pessoal. Logo pela manhã ao escovarmos os dentes utilizamos o creme dental que contém substancias químicas em sua composição, podendo variar de uma marca para outra, mas para garantir nossa saúde bucal precisa conter os seguintes ingredientes na composição química do creme dental:
    Ø  Fluoreto de sódio (NaF): é utilizado na prevenção contra cáries dentárias. É o protetor do esmalte dental, o flúor se combina com o fosfato de cálcio presente nos dentes e dá origem à fluoropatita [Ca10(PO4)6F2] [1].
    Ø  Carbonato de cálcio (CaCO3): é uma das substâncias abrasivas, elas agem durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. Esta ação promove uma espécie de esfoliação da camada mais externa dos dentes, eliminando as placas bacterianas [1]
    Ø  Sorbitol - C6H8 (OH)6: essa substância é responsável pelo sabor doce da pasta dental[1].
Sua estrutura química é: 

Figura 1. Estrutura química do sorbitol


           Ao tomarmos banho utilizamos sabonetes para ficar com a pele mais limpa, é importante saber que nem todos os compostos químicos do sabonete que usamos para nossa higiene pessoal são iguais os do sabão que utilizamos nas limpezas domésticas. Na fabricação dos sabonetes não apresenta excesso de soda, faz uso de corantes à base de água, entre outras diferenças com o sabão[2]. Os principais ingredientes utilizados na fabricação da base para sabonetes sólidos são:

    Ø  Gorduras: é a principal componente na fabricação da base para sabonetes sólidos, pois são elas que deixam o sabonete duro. Entre a s gorduras mais utilizadas estão: O sebo de carneiro, sebo de boi, banha de galinha, banha de porco e as gorduras vegetais [2].
    Ø  Óleos: auxilia na suavidade e no aumento da espuma do sabonete. Os óleos mais utilizados são: O óleo de amêndoas doces, óleo de algodão, óleo de canola, óleo de babaçu, óleo de oliva, óleo de soja e óleo de mamona (rícino) [2].
    Ø  Soda: para a produção da base para sabonete é necessário reagir os óleos e ás gorduras com um agente que cause sua saponificação, esse agente pode ser a soda (hidróxido de sódio) ou a barilha (carbonato de sódio) [2].
    Ø  Álcool: sua finalidade e acelerar a reação e seu uso não e obrigatório na produção dos sabonetes coloridos [2].
    Ø  Água: è necessário usar água de boa qualidade para evitar contaminação, e que não contenha muito cálcio [2].
    Ø  Clarificador: a base de sabonete naturalmente possui cor que vai do amarelo claro até o marrom dependendo da matéria prima aplicada. Pode- se restringir essa cor natural aplicando um clareador doméstico conhecido por hipoclorito de sódio (NaClO) [2].
    Ø  Essências: essências sintéticas e os óleos essenciais podem ser utilizados para dar uma fragrância agradável[2].
    Ø  Corantes: a base de sabonete pode ser colorida ou se preferir deixar com sua cor natural, para colorir a base pode-se utilizar corante a base de água ou corante para óleo[2].

          A Cadeia carbônica do Sabão pode ser acompanhada na figura 2.


Figura 2. Cadeia carbônica do sabão

         Ao passarmos hidratante ao nosso corpo, o principal objetivo e evitar o ressecamento da pele. O ingrediente principal na maioria dos hidratantes é lanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres. È uma graxa amarelada que é obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro, como mostra na figura 3.

Figura 3. Lanomila disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/lanolina.htm>


         Á lanolina é constituída de vários tipos de substancias, como poliésteres, ésteres, alcoóis e ácidos graxos[3].
        Para evitarmos mau cheiro vindo das axilas usamos desodorantes que também tem substâncias químicas em sua composição para neutraliza os ácidos que provocam os odores desagradáveis. Esse cheiro é vindo do nosso suor, o qual é a forma que nosso corpo encontra para regular a temperatura, eliminando líquidos.
          Na eliminação do suor há a produção de ácidos, entre eles aqueles que possuem cheiro ruim é os ácidos graxos. Os desodorantes contêm compostos peróxidos de zinco que promove a oxidação de ácidos graxos e aminas, esta ação inibe parte do cheiro emitido por estas substâncias. Outro ingredientes é o Cloreto de alumínio hidratado (AlCl3.6 H2O)  e ainda contém perfume e álcool[4].
         Pelo que vimos, graças à química temos vários produtos que contribuem para nossa higiene, e hoje pudemos compreender melhor sobre alguns de uma grande variedade de produtos que utilizamos. Lembre-se de que a química é fundamental para itens que usamos diariamente.



Referências:

[1] ALVES, Líria. Do que é composta a pasta dental? Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/do-que-composta-pasta-dental.htm> acessado em: 17-08-2014


 [2] MERCADANTE, Ricardo et. al. Massa base para sabonetes. In Fabricando sabonetes sólidos. Projeto Gerart VII, [s.n], 2009. Disponível em: http://projetos.unioeste.br/projetos/gerart/apostilas/apostila7.pdf Acessado em 19-08-2014

[3] FOGAÇA, Jennifer. Hidratantes para a pele. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/hidratantes-para-pele.htm> Acessado em: 19-08-2014


[4] ALVES, Líria. Cheirando bem com desodorantes. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/cheirando-bem-com-desodorantes.htm > Acessado em: 19-08-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário