quarta-feira, 20 de maio de 2015

Podemos evitar que um líquido congele?

 Marielle Toledo Silva


Figura 1: O que fazer para a água do radiador não congelar, quando se têm baixíssimas temperaturas?

Olá galerinha, será porque a água dos radiadores em alguns países muito frios não congela? Sendo que a temperatura ambiente nesses países pode atingir valores abaixo de 0°C. Nesta matéria iremos entender como esse fato curioso acontece.

Materiais:
  ·         2 tubos de ensaio (ou saquinhos plásticos)
  ·         1 béquer (ou copo)
  ·         Gelo
  ·         Água destilada (ou filtrada)
  ·         Cloreto de sódio (sal de cozinha)


Procedimento:
     1.    Em um dos béqueres coloque gelo picado até a metade do seu volume.
     2.    Adicione sal equivalente a um terço da quantidade de gelo e misture bem.
     3.    Em um tubo de ensaio, coloque água até a metade de seu volume.
     4.    No outro tubo de ensaio coloque uma solução saturada de cloreto de sódio (solução com sal depositado no fundo do recipiente) até a metade de seu volume.
    5. Mergulhe simultaneamente, os dois tubos no gelo do béquer e observe por aproximadamente cinco minutos.

Observação: se preferir pode utilizar o congelador da geladeira ao invés do béquer com gelo.

O que aconteceu?
           Ao retirar os dois copos do béquer com gelo ou do congelador, pode-se observar que o copo que continha a solução saturada de água mais cloreto de sódio, não congelou, apenas formou em sua superfície uma placa de gelo. Já o outro copo que continha apenas água congelou totalmente.

           Explicando o procedimento:
                        Alguns solutos não voláteis como o cloreto de sódio quando misturado em água ou outro solvente altera a temperatura de congelamento das soluções. Quanto maior o numero de partículas dissolvidas em solução, menor será o seu ponto de fusão, podemos afirmar então que: a variação de temperatura esta relacionada à quantidade de espécies dissolvidas e não á sua natureza.
                        Essa mudança de variação de temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona um soluto não volátil é denominada criometria ou crioscopia.

Curiosidades:
  ·         Nos países muito frios adicionam-se produtos químicos comerciais nos radiadores dos carros para evitar o congelamento da água do mesmo, o que poderia ocasionar problemas no motor.
  ·         No preparo de sorvetes e picolés, utiliza-se uma solução de água e sal ou água e álcool com a finalidade de obter uma temperatura mais baixa, fazendo com que a calda se congele dentro das formas.

Referências:
    1.    SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza; (coords.). et. al. Química cidadã. 2.ed. São Paulo: AJS, V.2. 2013.

    2.    Por que a água dos radiadores em lugares frios não congela? Alunos Online, disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/quimica/por-que-agua-dos-radiadores-lugares-frios-nao-congela.html> acessado me 03/05/15.

Um comentário:

  1. a) Que líquido apresenta maior temperatura de fusão: água ou água com sal?
    b) o que acontece com a temperatura de congelamento da água quando adicionamos uma certa quantidade de sal?

    ResponderExcluir