segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sensações: informações do mundo interpretadas pela mente

Maísa Abigair Bolentini












Oi, pessoal! 

Acabei de entrar no PIBID e mensalmente, abordarei a temática química das sensações, buscando desvendar o mistério que envolve o universo de nossas percepções, bem como nossa interação com o meio em que vivemos.
O ser humano, desde o principio de sua existência, é influenciado pelas suas sensações e percepções, tornando-os impares, capaz de se relacionar com seus semelhantes, vivendo em sociedade. Através da compreensão de nossos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), de nossas emoções e da degustação de substancias naturais e sintéticas (corantes, açúcares, adoçantes, aromatizantes, fragrâncias, analgésicos, etc.), podemos alcançar maior conhecimento acerca de nós mesmos. No entanto, somente a química não consegue explicar esses comportamentos. O campo de nossas sensações e percepções abrange diversas ciências, como física, medicina, psicologia e filosofia. Por isso, é essencial o entrelaçamento interdisciplinar dessas áreas.
A mente é capaz de descodificar as sensações e percepções. Desde a era primitiva até os tempos atuais o homem vem adaptando-se aos elementos naturais por exemplo, a descoberta do fogo. Tornando-os seus aliados na busca pela concretização de seus objetivos. Desenvolvemos, modificamos, aperfeiçoamos. No início para sobrevivência; hoje, para nosso conforto.
No entanto, não é só o meio que pode ser transformado pelo ser humano. O ser humano também pode se modificar pela influencia que o meio aplica sobre ele, através de suas experiências. Captamos dados do ambiente, transformando-os em pensamentos e sentimentos, manifestando tudo isso através de nossa comunicação, verbal e não verbal.
Até o momento muito se comentou sobre sensações, mas o que é sensação? “Uma resposta a essa pergunta poderia ser que a sensação é uma análise que o nosso organismo confere aos estímulos do ambiente.” (RETONDO; FARIA, 2014) Os receptores sensoriais são responsáveis pelo envio de dados para os neurônios, que são células que conduzem essas informações através de impulsos nervosos e comunicação química. Assim, a partir dessa comunicação é que a sensação é interpretada. No entanto, essa seria apenas uma definição biológica e que não levam em consideração muitos aspectos envolvidos com as sensações.

Figura 1: Ilustração dos órgãos sensoriais interligados a mente.

Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/x/c%C3%A9rebro-de-cinco-sentidos-46622323.jpg


A seleção, a organização, a integração e a interpretação de todas as sensações são chamadas percepção. Isto porque somos capazes de captar diversas formas de estímulos transformando-os nas mais variadas sensações. A percepção é individual, pois cada pessoa tem sua particularidade com relação a sentimentos, pensamentos, emoções, aprendizagens, imaginações e linguagens. Ela engloba tudo que somos e nosso estado mental.
Aqui começamos uma discussão do que será mais explorado em outras postagens seguintes. Nelas, você poderá compreender as diversas dimensões da sensação humana. Na próxima postagem você entenderá o funcionamento do cérebro humano. Estas informações são de extrema importância para que enfim, possamos analisar essas sensações quimicamente.

Referência Bibliográfica


RETONDO C.F. e FARIA P., Química das Sensações. Campinas, SP: Editora Átomo, 2014.

3 comentários: