quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A MARCA DE UM INDIVÍDUO

Bolsista: Jôse Christyane O. Rocha Adorno










Olá amigos do quipibid!

Você já teve curiosidade de saber a função da impressão digital?

No mundo existem milhares de pessoas, bem parecidas umas com as outras. Mas existem características que identificam cada indivíduo, a impressão digital é uma delas.
            A impressão digital é o código genético formado no útero materno quando ainda está formando o feto. Ela é composta por vários traços na superfície dos dedos, e que não se modificam por toda a vida (figura 1). Variações dos traços são infinitas, porém, classificadas em três tipos: arcos, laços, e espirais. As características de cada pessoa são única, mesmo se forem gêmeos.
            O papiloscopista é o profissional responsável por identificar a impressão digital. Primeiro ele observa várias minúcias microscópicas nas impressões, posições relativas e semelhanças, com características e frequências conhecidas, o que depende de sua experiência na área. Concluída essa fase, se confirma ou rejeita esse laudo. Questionada a impressão, faz-se uma nova coleta do indivíduo vivo, ou de um cadáver, ou até mesmo de um local de crime, que procederá a um “mapeamento digital” através de um sistema automatizado.   
Figura 1. Imagem de uma impressão digital.
           

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=impress

A epiderme é agredida com o contato de materiais químicos e tem prejuízos à produção de padrões papilares. Além disso, o tecido epitelial tende a diminuir com o envelhecimento, reduzindo a qualidade das impressões que nosso corpo produz.

Por enquanto é só. Até a próxima!

Referências
SALA, O. Fundamentos da Espectroscopia Raman e no Infravermelho. São Paulo: Editora da UNSEP, 1995.

FARIAS F.R. Introdução à Química Forense. São Paulo: Editora Átomo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário