terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cosméticos: a química da beleza

Bolsista: Patricia Montenegro

         Olá amigos do Quipibid! Hoje iremos falar sobre o uso dos cosméticos, que são substâncias que usamos para aperfeiçoar a nossa aparência e melhorar o nosso cheiro! Sua historia começa com os homens pré-históricos, que há 30 mil anos se tatuavam e pintavam o corpo, usando cascas de árvores, terra, orvalho e seiva de folhas esmagadas [1].
         Atualmente a busca pela beleza é grande e consequentemente a fabricação dos cosméticos está mais avançada. Sabemos que existem vários tipos de produtos. Vamos conhecer os principais componentes químicos de alguns deles:

Perfume: entre os vários ingredientes temos aquelas que fornecem aromas aos perfumas, tais como, o Geraniol (aroma de rosa) e  a Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico[2].  Suas fórmulas estruturais estão representadas a seguir:



 Pó facial: contém óxido de zinco (ZnO) e carbonato de cálcio (CaCO3) [2].

Desodorante: o ingrediente Cloreto de alumínio hidratado (AlCl3.6 H2O) é fundamental, pois ele faz o controle do suor, além de perfume e álcool[2].

Xampu: álcool oleico, álcool comum e alginato de sódio (NaC6H7O6) que age como espessador para facilitar o espalhamento pelos fios[2].

Hidratantes para a pele: Geralmente o principal ingrediente é a lanolina, uma mistura de ácidos graxos e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. As cadeias da lanolina são longas e possuem extremidades polares, podendo ligar á água e permitindo atuar como hidratante. Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também e conhecido de glicerol[3].

Esmalte: plastificante (que forma aquela película na unha), bentone (uma argila modificada), nitrocelulose (uma resina), solventes e pigmentos[4].

Dica:
 ·         Antes de utilizar qualquer cosmético devemos sempre verificar a data de validade, se usamos um produto vencido pode ocorrer contaminação na pele por meio de fungos e bactérias. De acordo com o dermatologista do Mater Dei, Rafael de Abreu Moraes, um produto fora da validade “Pode tornar-se ineficaz e/ou contaminado. Mudanças da cor, cheiro, separação de fases (água e óleo), formação de grumos e alteração do toque são indícios de degradação do produto” [5].

Até a próxima postagem.

Referências:

[1]TREVISAN, Carlos; MENDA, Mari. História dos Cosméticos, 2011. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/historiadoscosmeticosquimicaviva>. Acessado em 16/05/2015

[2] SOUZA, L. A.de. Química dos cosméticos Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/quimica-dos-cosmeticos.htm>. Acessado em: 07/07/2014.

 [3]FOGAÇA, Jennifer. Hidratantes para a pele Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/hidratantes-para-pele.htm>. Acessado em: 07/07/2014.

[4]Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL479189-10345,00.html>. Acessado em: 16/05/15

[5]VIOTII, C.; MORAES, R, A. O perigo De usar cosméticos vencidos Disponível em: <http://www.materdei.com.br/1891/dicas_de_saude/o_perigo_de_se_usar_cosmeticos_vencidos>. Acessado em 13 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário