sábado, 15 de agosto de 2015

Utilização e descarte do óleo de cozinha

Bolsista: Darlyane Ribeiro

               Olá caros leitores! Você já parou pra se perguntar, até quando devo utilizar o óleo de cozinha (óleo vegetal)? Caso seja utilizado por várias vezes, o que poderá acontecer com nosso organismo? O descarte é fácil, apenas deixar ir pelo esgoto? Qual forma mais correta para descartá-lo e o que acontece quando é jogamos no ralo? Com certeza muitos não pararam para questionar sobre essa substância tão utilizada na cozinha. E nem para saber sobre os malefícios causados por ela quando utilizada de forma irregular e os benefícios ao ser reutilizados.
                A correria do dia-a-dia levou a população a consumir alimentos preparados com maior rapidez, dentre eles está os alimentos preparados pela fritura. Assim aumentando o consumo do óleo de soja em grande escala. Este consumo, por muitas vezes não é tratado de forma adequada, levando os restaurantes, barraquinhas, lanchonetes, entre outros a utilizar o óleo por várias vezes, prejudicando a saúde dos consumidores, ainda degradando o meio ambiente ao fazer o descarte irregular do óleo utilizado nas frituras.

Segundo SILVA (2010), citado por PINHEIRO et al, e DORSA (2008 e 2004). O óleo bruto de soja é consumido em larga escala pela indústria alimentícia, mas para se tornar próprio para o consumo, o óleo bruto passa pelo processo de refino, sendo as principais etapas: degomagem (hidratação), neutralização (desacidificação) e branqueamento (clarificação). Tem como finalidade a melhora da aparência, odor e sabor do óleo, o que ocorre devido à remoção das substâncias indesejáveis.[3]


            O óleo quando submetido ao aquecimento em alta temperatura sofre uma alteração térmica. Ao adicionar o alimento no óleo para ser frito acontece a liberação de água, por parte do alimento, provocando alteração hidrolítica em seus triglicerídeos, o gás oxigênio entra em contato com a massa do óleo, provocando oxidação nos ácidos graxos, assim os sabores e odor desagradáveis se deve a oxidação lipídica. Ou seja, esses três agentes causam danos à estrutura molecular do óleo, afetando sua qualidade perdendo seus constituintes naturais e formando compostos tóxicos, como radicais livres e hidroperóxidos. Estes compostos causam danos à saúde, aumentando as possibilidades de adquirir uma arteriosclerose, uma doença que se caracteriza pelo depósito de gordura nas paredes das artérias obstruindo-a, também possibilitando uma ação carcinogênica. [1],[4],[6]
            Para as pessoas que consomem alimentos preparados por frituras é sempre bom ficar atentos. Os alimentos feitos em óleos novos, suas características são visíveis, eles ficam mais claros, crocantes, seu cheiro e sabor são agradáveis.
            A forma correta para se fazer o descarte desse óleo utilizado, não é jogá-lo pelo ralo. Pode ser colocado em um recipiente e descartá-lo junto com o lixo como mostra a Figura1, ou levá-lo ao ponto de coleta caso exista, como mostra a Figura 2. 


 Estes óleos são reutilizados e reciclados, em vários produtos que são novamente comercializados como, por exemplo, sabão, sabão líquido, biodiesel, resina para colas, tintas industriais entre outros. Não há necessidade de prejudicar o meio ambiente, sabendo das várias formas de reutilização. É válido lembrar que a fabricação do sabão não é feito apenas por processos industriais, várias donas de casas fabricam seu próprio sabão, reaproveitando e economizando de forma sustentável.
O óleo que é jogado pelo ralo, causa incrustação nas paredes dos canos levando ao entupimento e mau cheiro. Caso um cano de tubulação estoura o óleo pode chegar ao lençol freático contaminando-o, pois apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Nas estações de tratamento torna difícil o desempenho dos decantadores e dos biodigestores anaeróbicos, fabricando muito lodo e espuma.
            Quando o óleo chega aos rios, por possuir uma densidade menor que a da água, ele flutua, assim impossibilita que o oxigênio e a luz penetrem na água, prejudicando o desenvolvimento dos organismos plâncton base da cadeia alimentar dos peixes. [2], [5]
           

Bibliografia:

[1]PEREIRA, Crislene Balbino; et al. Avaliação das características físico-químicas do óleo de soja utilizado no processo de fritura de linguiças e empanados de frangos.VII CONNEP. 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/1631/2864 Acessado dia 06/06/2015.

[2]OLIVEIRA,Breno Machado Gomes de; SOMMERLATTE, Breno Resende. Planode Gerenciamento Integrado do Resíduo Óleo de Cozinha. Fundação Estadual do Meio Ambiente :Fundação Israel Pinheiro, 2009. Disponível em: http://israelpinheiro.org.br/wp-content/uploads/2010/12/Oleo-de-cozinha.pdf Acessado dia 06/06/2015

[3]SILVA, Alessandra Ferreira da. Determinação do Índice de Acidez, Índice de Peróxido e Índice de Saponificação de Óleo de Soja. Engenharia de alimentos UFG-GO. 2010.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABQgsAE/oleo-soja acessado em: 24/06/2015

[4]Disponível em: http://www.sbacv.com.br/index.php/publico/arteriosclerose.html acessado dia 24/06/2015.
[6]Os tipos e os efeitos da rancidez oxidativa em alimentos. Revista-fi. 2014
Disponível em: http://www.revista-fi.com/materias/379.pdf acessado dia 24/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário