terça-feira, 22 de setembro de 2015

Os Actinídeos

Bolsista: Edlane Lucia











Olá meus queridos do QuiPIBID! Conhecemos na última matéria os elementos da família dos lantanídeos, agora, vamos conhecer a família dos actinídeos.
Os actinídeos estão localizados na tabela periódica abaixo de todos os outros elementos químicos, seus números atômicos são do 89 ao 103.

Figura1: Tabela Periódica






Composto por um conjunto de quinze elementos químicos, os actinídeos ainda podem ser divididos em dois grupos: o primeiro grupo é chamado natural, nos quais, se encontram os elementos de massa atômica 89 a 92 que são: o actínio (Ac), o tório (Th),  o protactínio (Pa) e o urânio (U). O segundo grupo é chamado de elementos transurânicos. Os Transurânicos são elementos de grande instabilidade que são obtidos por meio de processos radioativos, ou seja, todos os actinídeos são radioativos. Eles possuem massa atômica que vai do 93 ao 103 nos quais pertencem aos elementos: netúnio (Np), plutônio (Pu), amerício (Am), cúrio (Cm), berquélio (Bk), califórnio (Cf), einstéinio (Es), férmio (Fm), mendelévio (Md), nobélio (No) e laurêncio (Lw).
Os actinídeos possuem propriedades parecidas com os Lantanídeos, são também chamados de metais de transição devido pertencer ao bloco f da tabela periódica. Pertencentes ao sétimo período os actinídeos levam este nome devido ao primeiro elemento da série, o actínio (Ac), elemento este que é encontrado associado aos minerais de Urânio (U). Podem ser conhecidos também como elementos de meia-vida, pois quanto maior a sua instabilidade maior será a sua emissão de radiação e consequentemente mais rápida a sua desintegração. Neste processo vão reduzindo o seu tempo de vida e através dos estudos de seus comportamentos surgiram os elementos transactinídeos (elementos a partir do número atômico 104).
A aplicabilidade dos actinídeos em sua grande maioria está voltada para o uso em vidros com óxido de Tório (figura 2), um dos mais utilizados elementos desse grupo. Além de serem empregados em lentes para câmeras e instrumentos científicos devido ao alto índice de refração e baixa dispersão.       
Figura 2: Tório


Fonte: WWW.infoescola.com/elementosquimicos/torio.

No Brasil, o elemento desse grupo que mais se concentra no país é o Urânio, o qual possui uma das maiores reservas do mundo permitindo a disponibilização para o mercado externo, além de garantir um futuro com energia de desenvolvimento planejado. 
Bom amigos do Quipibid, espero ter contribuído com o seu conhecimento sobre a tabela periódica e os elementos químicos, logo mais estaremos de volta com novidades pra vocês.

Referências:


YORIFUJI. B. O Fantástico Mundo dos Elementos/A tabela Periódica Personificada [traduzido por Cayo Candido]. – São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2013.
Os actinídeos. Disponível em: <www.infoescola.com › Química › Elementos Químicos> Acessado em: 11 de agos. 2015.
Actinídeos. Disponível em: <http://www.tabelaperiodicacompleta.com> Acessado em: 11 de agos. 2015.
 SILVA, A. B. Pesquisa Científica Actinídeo. Disponível em www.ebah.com.br/content/ABAAAfsC8AI/actinideos-anderson-bruno. Acessado em: 20 de agos. 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário