segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Polímeros Artificiais

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá pessoal, continuando a matéria anterior sobre os polímeros naturais, hoje falaremos dos polímeros sintéticos (isto é, artificiais). São substâncias que modificaram o mundo durante o século XX, e continuam a ter desenvolvimento promissor neste século, estando presentes em sacolas, Cd’s, celulares etc. Porém, são problemáticos do ponto de vista ambiental, uma vez que demoram degradarem.
Os polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas, os monômeros. O processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização. [1]
Podem ser classificados como naturais e artificiais, os naturais são a Celulose, amido, látex natural, caseína (proteína do leite), seda, fios de teia de aranha etc. [1]
A Figura 1 mostra os diversos tipos de polímeros artificiais que podemos encontrar no nosso cotidiano.
 Figura 1: Polímeros artificias


Os polímeros artificiais estão classificados a baixo:

Termoplásticos

Termoplásticos é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Podem ser fundidos diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Assim, a sua reciclagem é possível, uma característica bastante desejável atualmente.
Exemplos:
PC - Policarbonato - Utilizado em: Cd´s, garrafas pet, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
PVC - Policloreto de vinilo ou cloreto de polivinilo - Utilizado em: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, molduras para teto e parede.
PS - Poliestireno - Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de frigoríficos, brinquedos, isolante térmico.

Termorrígidos (Termofixos)

São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não podem fundir-se novamente. O aquecimento do polímero acabado promove a desestruturação do material antes de sua fusão, tornando a sua reciclagem complicada.
Exemplos:
Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, entre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass).

Exercícios
  1-     Defina Polimero.

  2-     São objetos formados por plasticos da categoria termofixos de dificil reciclagem:
  a) Sacolas e cd.
  b) Balde e caixa de isopor.
  c) Caixa de ovos e garrafa de bebida.
  d) Caixa d’água e Cabo de panela.

  3-     Quais são os plasticos reciclaveis?
  a) Poliuterano e poliester.
  b) Garrafas pet e Cd’s
  c) baquelite e PEBD
  d) PET e EVA

  4- Quais plasticos não são reciclaveis?
  a) Baquelite e Poliéster
  b) PET e PP
  c) baquelite e PEBD
  d) PET e EVA
Respostas:

  1  -    Os polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas, os monômeros. O processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização. Podem ser classificados como naturais e artificiais.

  2  -    Os termofixos são rigidos e frageis e devido a suas caracteristicas são dificeis de serem reciclados a esposta correta é a letra (d) Caixa d’água e Cabo de panela.

  3  -    Os termoplasticos são possiveis de serem reciclados, dentre as alternativas a resposta correta é a letra (b) Garrafas pet e Cd’s.

  4  -    Os termofixos são dificeis de serem reciclados, dentre as alternativas a resposta correta é a letra (a) Baquelite e Poliéster.

Referências:
[1] FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário