sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Temas essenciais de química para o ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

               Olá leitores do blog!
Chegou a hora de aprender mais sobre química para arrasar no ENEM! E não há melhor maneira que conhecer os conteúdos que mais estão presentes na prova. A química cobrada abrange desde a primeira série do ensino médio. Portanto, é importante estudar com dedicação e disciplina, dos assuntos mais “simples” até os mais complexos. Em seguida, vou apresentar uma lista com dez tópicos fundamentais listados pelo site UOL, que foram comentados por mim, com o objetivo de ajudar quem deseja prestar o exame!

      Ligações entre átomos e entre moléculas: São as chamadas forças intermoleculares e forças intramoleculares! Deve-se dar uma atenção especial a esse assunto, pois, ele serve de base para praticamente todo o campo da química. Entender que há ligações fortes e fracas, e suas relações com o cotidiano é interessante! Estude: Ligações iônicas, covalentes e metálicas. Polaridade, geometria molecular e as ligações de hidrogênio.

      Chuva ácida e efeito estufa: É um dos conceitos mais recorrentes, logo, torna-se importante relembrar as reações entre óxidos e água, dando origem à chuva ácida. Entender como os produtos da reação influenciam na sua formação e no aumento do efeito estufa é fundamental! Estude: Ácidos, Óxidos e cálculo de pH.

      Cálculos estequiométricos: Praticamente presente em todas as questões, aqui é bom ter realizado muitos exercícios durante o preparo para o ENEM. A estequiometria pode aparecer em cálculos envolvendo gases, onde os vestibulandos terão que usar a lei dos gases ideais. Estude: Relações de massa, tipos de formulas, estequiometria das reações químicas, lei dos gases ideais e pratique bastante!


                                           Figura 1: Propriedades coligativas.

Disponível em:

      Propriedades coligativas: O ENEM aborda fenômenos causados pela adição de solutos em determinados solventes, suas implicações e interpretações de gráficos. Estude: Diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmose.

      pH: É essencial conhecer a escala de pH e as substâncias que originam soluções básicas, ácidas e neutras. Estude: Pratique cálculos de pH envolvendo ácidos com bases fracas e ácidos com bases fortes! 

      Radioatividade: Conheça alguns elementos radioativos, tipos de interação, seus efeitos nocivos a humanidade e o tempo de meia-vida. Estude:
Emissões espontâneas, fissão e fusão nucleares, gráficos de meia-vida.

      Equilíbrio químico: Nesse tipo de questão, os estudantes terão que acertar, de acordo com uma reação, em que sentido o equilíbrio será deslocado caso haja mudança de concentração, pressão, temperatura ou quantidade de reagentes. Estude: Constantes e deslocamento de equilíbrio, reversibilidade de reações químicas.

                                                            Figura 2: Química orgânica 
  
Disponível em:


      Química orgânica: As provas costumam trazer uma questão em que apresenta um polímero e pede as funções orgânicas presentes. Conhecer as propriedades de certos compostos e possíveis isomerias também é importante. Estude: Principais funções orgânicas, nomenclatura e reconhecimento. Isomeria. Características dos compostos orgânicos. Principais reações orgânicas

      Pilha e eletrólise: A partir de reações dadas, o vestibulando terá que dizer qual espécie oxida, qual reduz e, provavelmente, fazer o balanceamento por oxirredução. Estude: Relações entre as reações químicas e a corrente elétrica.
Pilhas e cálculos de força eletromotriz. Eletrólise ígnea e aquosa.

      Termoquímica: Atualmente, esse tema tem sido mais relacionado aos problemas ambientais: eficiência de combustíveis, potencial de emissão de gases estufa. Estude: Relações entre as reações químicas e a quantidade de calor. Reações exotérmicas e endotérmicas. Quantidade de matéria envolvida nestes processos.

E aí, gostaram? Agora já dá pra saber no que mais focar e se empenhar para acertar o máximo de questões. Até a próxima publicação, beijos!

Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário