quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Química no ENEM: Estude o tratamento de água!

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

Olá, amigos do quipibid!
            Trago mais uma vez uma publicação para a coluna “Química no ENEM”, afim de ajudá-los na preparação para o exame e entender questões químicas que podem ser cobradas. Hoje o tema é o tratamento da água e logo iremos compreender como esse assunto tem sido abordado e o que é importante saber! Vamos lá?

                                                                      Figura 1: Água
Fonte: Google imagens

            Todos nós sabemos bem o quanto é fundamental termos água de qualidade em casa. A água, substância tão essencial para o nosso organismo precisa ser potável e livre de resíduos que possam prejudicar a saúde humana, tais como: bactérias, microorganismos, agentes tóxicos, etc. É aí que o tratamento de água faz seu papel: o de oferecer água boa para consumo, livre de riscos para a saúde. Ele possui um conjunto de etapas que transformam a água inadequada em água potável destinada para o consumo.


            O ENEM sempre cobra esse tema, abordando tanto conhecimentos básicos como de maior dificuldade. Trouxe para análise uma questão que envolve o tratamento da água. Apresentada na figura 2, a questão é a de número 52 da prova azul do ano de 2011, e questiona o estudante sobre o conhecimento de um certo método empregado no tratamento de água. É fácil notar que na prova esse assunto vem contextualizado! Veja:


A questão quer saber qual processo se utiliza para a inativação ou eliminação de microrganismos, prejudiciais à saúde humana. A única alternativa que condiz com a proposta da pergunta está na letra B, o método da cloração. Por que?
O cloro age destruindo ou anulando a atividade de micro-organismos patogênicos, algas e bactérias. Na verdade, o que geralmente se adiciona são compostos de cloro, em determinadas concentrações, como o hipoclorito de sódio (NaClO) que em meio aquoso, se ioniza em Na+ e ClO- (esse por sua vez, é desinfetante e bactericida). Esses íons, em seguida reagem com a água formando o ácido hipocloroso (HClO(aq)), que é 80 vezes mais eficiente que o ânion hipoclorito, eliminando de vez, ou inativando a maioria dos agentes prejudiciais da água. Veja a reação:


          Ficou confuso? Apresento também outra maneira de se responder à questão utilizando conhecimentos mais simples: podemos utilizar como método de resolução a eliminação de alternativas, ou seja, eliminar possíveis respostas que não se encaixam no sentido da questão.
Note que, algumas etapas do tratamento de água são trabalhadas no conteúdo de separação de misturas, podendo assim, serem analisadas. A filtração é um método de separação, coagulação, um processo que aglomera partículas sólidas que possam estar presentes na água ribeirinha, a fluoretação, por sua vez, é a adição de flúor para fins de saúde bucal e decantação a deposição de resíduos sólidos no fundo dos tanques. Logo, a cloração é o método de desinfecção da água.
Super fácil! Agora, se quiser saber mais sobre o tratamento de água, estude bastante, pois é tema recorrente no ENEM! Até a próxima e boa preparação, alunos!

Referências:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Adição de cloro na água. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/adicao-cloro-na-agua.htm> Acesso em 5 de outubro de 2015.
MENDA, Mari. Tratamento de água. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/quimicaviva_tratamento_agua> Acesso em 5 de outubro de 2015.
MEYER, Sheila T. O Uso de Cloro na Desinfecção de Águas, a Formação de Trihalometanos e os Riscos Potenciais à Saúde Pública. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v10n1/v10n1a11.pdf> Acesso em 5 de outubro de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário